Entre o dionisíaco e o mercantil : contradições da arte e da cultura no capitalismo
dc.contributor.advisor | Dillenburg, Fernando Frota | pt_BR |
dc.contributor.author | Argiles, Roberta Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T06:55:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284865 | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia investiga as contradições da arte e da cultura no capitalismo, adotando o método dialético e uma abordagem marxista. Analisa-se o processo de mercantilização da arte e da cultura, que enfraquece sua potência crítica e transformadora. É traçado um paralelo entre o Carnaval do Rio de Janeiro e as festas dionisíacas, demonstrando as semelhanças e diferenças dessas festas que são palco de catarses coletivas, e que suspendem momentaneamente as normas sociais, permitindo experiências livres – ou quase – de liberdade e criação. Com base em Adorno, Horkheimer e Benjamin, são discutidas as contradições que emergem da indústria cultural, e também a permanência e a impermanência do potencial transgressor da arte e da cultura. Estas, por sua vez, dançam entre resistências e incorporações, e revelam-se multifacetadas, contendo potências criadoras e destrutivas. Como expressão das potências criadoras, comunicam e desafiam estruturas, podendo tanto reforçar quanto subverter a dominação. Já seu poder destrutivo abala certezas, rompe barreiras e abre caminhos para novas percepções, reafirmando seu papel dialético como força transformadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | The monograph investigates the contradictions of art and culture under capitalism, adopting the dialectical method and a marxist approach. It analyzes the commodification process that weakens art's critical and transformative potential. A parallel is drawn between Rio de Janeiro's Carnival and Dionysian festivals, highlighting similarities and differences as collective cathartic events that temporarily suspend social norms, enabling freer experiences of creativity and liberation. Using Adorno, Horkheimer, and Benjamin, it explores the contradictions of the cultural industry, examining how art oscillates between resistance and incorporation, carrying both creative and destructive potentials. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Capitalism | en |
dc.subject | Economia da cultura | pt_BR |
dc.subject | Dionysus | en |
dc.subject | Carnival | en |
dc.subject | SUS | en |
dc.title | Entre o dionisíaco e o mercantil : contradições da arte e da cultura no capitalismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241478 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciências Econômicas (1370)