Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDillenburg, Fernando Frotapt_BR
dc.contributor.authorArgiles, Roberta Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:55:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284865pt_BR
dc.description.abstractA monografia investiga as contradições da arte e da cultura no capitalismo, adotando o método dialético e uma abordagem marxista. Analisa-se o processo de mercantilização da arte e da cultura, que enfraquece sua potência crítica e transformadora. É traçado um paralelo entre o Carnaval do Rio de Janeiro e as festas dionisíacas, demonstrando as semelhanças e diferenças dessas festas que são palco de catarses coletivas, e que suspendem momentaneamente as normas sociais, permitindo experiências livres – ou quase – de liberdade e criação. Com base em Adorno, Horkheimer e Benjamin, são discutidas as contradições que emergem da indústria cultural, e também a permanência e a impermanência do potencial transgressor da arte e da cultura. Estas, por sua vez, dançam entre resistências e incorporações, e revelam-se multifacetadas, contendo potências criadoras e destrutivas. Como expressão das potências criadoras, comunicam e desafiam estruturas, podendo tanto reforçar quanto subverter a dominação. Já seu poder destrutivo abala certezas, rompe barreiras e abre caminhos para novas percepções, reafirmando seu papel dialético como força transformadora.pt_BR
dc.description.abstractThe monograph investigates the contradictions of art and culture under capitalism, adopting the dialectical method and a marxist approach. It analyzes the commodification process that weakens art's critical and transformative potential. A parallel is drawn between Rio de Janeiro's Carnival and Dionysian festivals, highlighting similarities and differences as collective cathartic events that temporarily suspend social norms, enabling freer experiences of creativity and liberation. Using Adorno, Horkheimer, and Benjamin, it explores the contradictions of the cultural industry, examining how art oscillates between resistance and incorporation, carrying both creative and destructive potentials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectCapitalismen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectDionysusen
dc.subjectCarnivalen
dc.subjectSUSen
dc.titleEntre o dionisíaco e o mercantil : contradições da arte e da cultura no capitalismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples