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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorPeiter, Lucas Armando Lottermannpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T06:58:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283506pt_BR
dc.description.abstractMidiaturgia é uma noção cunhada em 2006 pela pesquisadora estadunidense Bonnie Marranca, a partir da análise de criações da Companhia The Builders Association, do encenador John Jesurun e da performer Joan Jonas. Ela se refere a uma modalidade de dramaturgia cênica desenvolvida como design, com a mídia tecnológica no centro do processo, composta por camadas relacionais de vídeo, som, arquitetura, encenação e, também, de texto. Essa pesquisa surge do reconhecimento de lacunas acerca das especificidades estéticas e dos procedimentos de criação de obras compreendidas como midiatúrgicas. Após revisão bibliográfica, a investigação se desdobrou em dois movimentos: um analítico e outro experimental. Foram realizadas análises detalhadas das obras que motivaram o surgimento da noção de midiaturgia, bem como entrevistas com os criadores John Jesurun e Moe Angelos, colaboradora da companhia The Builders Association. No segundo movimento, desenvolveu-se um experimento cênico, mantendo registros diários de seus desdobramentos. Fragmentos desses registros permeiam todo o texto, seja em citações textuais ou em hiperlinks, quando se trata de vídeos e áudios. O germe temático do experimento cênico foram as perspectivas do fim do mundo e as manifestações reais das eminências desse fim em nossa vida cotidiana, abordadas em cena através de distintos meios midiáticos, como notícias, fragmentos dramatúrgicos, vídeos e sonoridades. A dissertação contempla os dois movimentos metodológicos em diálogo com as ideias de Pierre Lévy, Hans Thies Lehmann e Edgar Morin. Apresenta um conjunto de procedimentos técnicos desenvolvidos na trajetória experimental em resposta aos desafios da poética midiatúrgica.pt_BR
dc.description.abstractMidiaturgy is a concept coined in 2006 by American researcher Bonnie Marranca, based on an analysis of creations by The Builders Association Company, director John Jesurun and performer Joan Jonas. She refers to a type of scenic dramaturgy developed as design, with technological media at the center of the process, made up of relational layers of video, sound, architecture, staging and also text. This research arises from the recognition of gaps regarding the aesthetic specificities and creation procedures of works understood as mediaturgical. After reviewing the literature, the research unfolded in two movements: one analytical and the other experimental. Detailed analyses were made of the works that motivated the emergence of the notion of mediaturgy, as well as interviews with the creators John Jesurun and Moe Angelos, a collaborator of the company The Builders Association. In the second movement, a scenic experiment was developed, keeping daily records of its unfolding. Fragments of these records permeate the entire text, either in textual quotations or in hiperlinks, when it comes to videos and audios. The thematic germ of the scenic experiment was the prospects of the end of the world and the real manifestations of the eminence of this end in our daily lives, addressed on stage through different media, such as news, dramaturgical fragments, videos and sounds. The dissertation considers the two methodological movements in dialogue with Gilbert Simondon's ideas on technique and technology, Pierre Lévy's technologies of intelligence, Hans Thies Lehmann's post-dramatic theater and Edgar Morin's complex thinking. It presents a set of technical procedures developed in the experimental trajectory in response to the challenges of media poetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaturgyen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectCreation processesen
dc.titleO campo poético da midiaturgia : meios, princípios e procedimentos de composição cênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001239698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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