Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Natália Lehmen dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T06:58:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283499pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa parte da minha prática na construção do acervo artístico e documental de Gisela Waetge (1955-2015), na qual observei que os objetos artísticos contemporâneos questionam as decisões de ordenamento e classificação. Assim, este trabalho pergunta quais são as inter-relações que podemos observar entre arte e catalogação. Por um lado, se observará que as deliberações na construção do acervo envolvem a construção de leituras do objeto artístico acervado; por outro lado, se mostrará que os objetos artísticos dão a ver concepções de arte contemporânea envolvidas nas decisões, fazendo refletir ou alterando a prática catalográfica. Para tanto, buscarei articular as decisões práticas com as dicussões teóricas, provenientes tanto da pesquisa documental, realizada na construção do acervo, quanto de autores e autoras dos campos artísticos, arquivístico e museológico. Este trabalho se justifica por sua contribuição teórica e prática para a criação de acervos artísticos contemporâneos; também pela divulgação do pensamento artístico de Waetge, o que visa o reconhecimento das contribuições de sua obra para a linguagem artística e para a compreensão do contexto histórico-artístico em que esteve em atuação.pt_BR
dc.description.abstractThis research is provenient from my practice in developing the artistic and documental colletion of Gisela Waetge (1955-2015), in which I observed that the contemporary artworks questions the classification decisions of that practice. Thus, this work seeks to aswer what are the interrelations that one can visualise between art and cataloging. In one hand, we will see that the deliberation in the cataloging produces interpretations and discourse about the artworks; in the other hand, the objects reflect upon the conceptions of contemporary art involved in the decisions, in which they can change that practice. For this purpose, I will intertwine practice with theory, the latter coming from the documental research, originated in the cataloging, and fro authors of the artistic, archival and museum fields. This work justifies itself by is theorical and practical contribuition to the criation of contemporary collections; also by its spreading of the artistic thoughts of Waetge, which helps recognize her contribuitions to the art language and to the compreehension of the historical and artist context in which she was active.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWaetge, Giselapt_BR
dc.subjectGisela Waetgeen
dc.subjectCatalogingen
dc.subjectCatalogaçãopt_BR
dc.subjectArtistic colletionen
dc.subjectAcervo artísticopt_BR
dc.subjectArchivesen
dc.subjectAcervo documentalpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.titleInter-relações entre Catalogação e Arte : pesquisa no acervo de Gisela Waetgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001239814pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples