Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanatta, Cláudia Vicaript_BR
dc.contributor.authorBraga, Márcia Machadopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T06:57:55Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283490pt_BR
dc.description.abstractNa presente pesquisa, analisa-se uma poética em arte participativa, de metodologia colaborativa- dialógica, realizada em contexto prisional, dentro das ações desenvolvidas pelo coletivo transdisciplinar Balcão da Cidadania, do qual faço parte. O coletivo é formado por mulheres de fora da prisão que vão, regularmente, ao encontro de um grupo de pessoas privadas de liberdade, na condição de presas provisórias, no Presídio Estadual Feminio Madre Pelletier (em Porto Alegre). A palavra e seus movimentos de fala, de escuta e de escrita, geram o que se considera na presente tese processos poéticos líquidos, que estão sujeitos a mudar de estado, a desaparecerem feito gás ou adquirirem densidade, peso e, por vezes, serem contidos em certas materialidades, algumas delas em cerâmica, elemento caro à autora. As proposições poéticas são desenvolvidas a partir da sucata no seu entendimento como tempo roubado e assumidas como táticas, as quais buscam responder àquilo que emerge nos e dos encontros (em certos momentos por uma emergência como urgência dentro da prisão), formando um corpo de trabalhos reunidos nesta tese sob a denominação de uma poética provisória. A tese aborda sete proposições poéticas, as quais são analisadas e discutidas a partir de contribuições de uma série de referenciais teórico-poéticos do campo das artes visuais e de outras áreas do conhecimento, das pesquisas realizadas pelas próprias mulheres do coletivo Balcão da Cidadania, dos grupos que atuam em contextos semelhantes, e dos relatos e escritas, quase sempre anônimos, das nossas parceiras e parceiros em situação de prisão. Entre os principais teóricos estudados estão Michel Foucault, Michel de Certeau, Angela Davis, Zigmund Bauman, e, dentre os artistas, Ricardo Basbaum, Doris Salcedo, Jorgge Menna Barreto, Leandro Selister, Leandro Machado, Tania Bruguera, e coletivos de mulheres atuantes, principalmente na América Latina. A hipótese que a tese desenvolve é que os processos artísticos produzidos em colaboração contribuem para a construção de outros lugares, reais e imaginados, físicos e reflexivos que auxiliam, em sua intersecção com a arte, a (des)habitar velhas formas de pensar uma prisão femininapt_BR
dc.description.abstractIn this research, we analyze poetics in participatory art, with collaborative-dialogic methodology carried out in a prison context within the actions developed by the transdisciplinary collective Balcão da Cidadania, which I am part of. The collective is made up of women who meet periodically with a group of women in preventive prison, in the State Prison for Women Madre Pelletier (in Porto Alegre). The word and its movements of speaking, listening and writing are generally what in this thesis are considered liquid poetic processes, which are subject to changing state, disappearing like gas or acquiring density, weight and, on occasions, remaining contained in certain materials, some of them in ceramics, an element dear to the author. The poetic propositions unfold from scraps in their understanding as robbed time and assumed as tactics, which seek to respond to what emerges in and from the encounters (in certain moments for an emergency like an urgency in prison), forming a body of work collected in this thesis as provisional poetics. The thesis addresses seven poetic propositions, which are analyzed and discussed based on contributions from a series of theoretical-poetic references from the field of visual arts and other areas of knowledge, the research carried out by the women themselves from the collective Balcão da Cidadania, the groups that work in similar contexts, and the reports and writings, almost always anonymous, of our partners in prison. Among the main theorists studied are Michel Foucault, Michel de Certeau, Angela Davis, Zigmund Bauman, and, among the artists, Ricardo Basbaum, Doris Salcedo, Leandro Selister, Leandro Machado, Tania Bruguera, and collectives of active women, mainly in Latin America. The hypothesis that the thesis develops is that artistic processes produced in collaboration contribute to the construction of other places, real and imagined, physical and reflective, that help, in their intersection with art, to (dis)inhabit old ways of thinking about a female prison)en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParticipatory arten
dc.subjectArte participativapt_BR
dc.subjectPrisonen
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectCitizenship Desken
dc.subjectBalcão da cidadaniapt_BR
dc.subjectPrecarious poeticsen
dc.subject(Dis)inhabitationen
dc.titleUma poética provisória e a (est)ética de outras emergências : táticas coletivas para (des)habitar uma prisão femininapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001218650pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples