Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorVigorito, Jaqueline Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T06:56:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283451pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a pensar a dança afro-brasileira como forma de reconhecimento e valorização da cultura negra e de luta antirracista na escola. Como proposição empírica da pesquisa foi feita uma oficina de Dança afro-brasileira para alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino no Município de Rio Grande, RS. O objetivo foi investigar ações e interações em um espaço de Educação formal escolar por intermédio de proposições de um repertório de dança afro-brasileira. Buscou- se também trabalhar a construção de conhecimentos sobre a cultura negra/afro-brasileira, bem como formas de efetivar a lei 10.639/03 em práticas escolares. Toma-se como referência, tanto para a proposição empírica quanto para a análise, ícones da dança afro-brasileira, tais como: Mestre King, Mercedes Batista, Rubens Barbot e Daniel Amaro. Por fim, intui- se ser possível apontar indícios de como uma proposição como esta, que versa sobre cultura negra, dentro do espaço escolar, pode movimentar discussões sobre o racismo e modos de combatê-lo. Ao realizar a oficina de dança afro-brasileira, oportunizou-se aos alunos experienciarem e expressarem-se com seus corpos, tanto pelos movimentos, gestos, deslocamentos - próprios ao campo da dança - quanto por seus pensamentos, reflexões e análises.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to consider Afro-Brazilian dance as a means of recognizing and valuing black culture and of promoting anti-racist struggle in schools. As an empirical proposition of the research, a workshop on Afro-Brazilian dance was conducted for fourth-grade elementary school students at a municipal school in the municipality of Rio Grande, RS. The aim was to investigate actions and interactions in a formal education space using Afro-Brazilian dance repertoire. We also aimed to build knowledge about Black/Afro-Brazilian culture and implement Law10.639/03 in school practices. For both the empirical proposition and analysis, we referenced prominent figures in Afro-Brazilian dance, such as Mestre King, Mercedes Batista, Rubens Barbot, and Daniel Amaro. The findings suggest that incorporating Afro-Brazilian culture into the school environment can stimulate discussions about racism and strategies for combating it. The workshop provided students with the opportunity to experience and express themselves through movement, gestures, and displacement - characteristics of dance - as well as through their thoughts, reflections, and analyses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfro-Brazilian danceen
dc.subjectDança afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRace relationsen
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.titleDança afro-brasileira na escola : uma experiência de valorização da cultura negra e luta antirracistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217720pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples