Afroconto : a contação de histórias na extensão como aposta para uma realidade antirracista
dc.contributor.author | Silva, Mateus Victória da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luciana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:52:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-3640 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282594 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Afroconto: construindo uma experiência antirracista na articulação entre psicologia e educação infantil”, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto aposta em uma política antirracista através da contação de histórias infantis com protagonismo negro que, ao oferecer uma experiência de percepção positiva da negritude para as crianças, apresenta possibilidades de futuro diferentes daqueles naturalizados pelos estereótipos sobre a população negra brasileira. Nosso relato se refere a realização do Projeto em um Serviço ligado à Política Nacional de Assistência Social - um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes em um bairro periférico de Porto Alegre. Como possibilidade de enfrentamento ao racismo, destacamos a potência do Projeto para o trabalho com crianças e adolescentes em espaços como o SCVF, bem como, as implicações que essa experiência oferece para uma formação em Psicologia que assuma como base uma ética antirracista. Por fim, apontamos a necessidade de políticas públicas antirracistas que intervenham na realidade de opressão que pessoas negras enfrentam desde seu nascimento como forma de reparação e, também, vivência e aprendizado tanto sobre a igualdade na diferença como amar a negritude. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents an experience report of the extension project “Afroconto: building an anti-racist experience in the articulation between psychology and early childhood education”, linked to the Institute of Psychology at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The project bets on an anti-racist policy through the telling of children's stories with black protagonism. Offering an experience of positive perception of blackness for children, it presents possibilities for the future different from those naturalized by stereotypes about the Brazilian black population. The report refers to the realization of the Project in a Center for Coexistence and Strengthening of Bonds (SCFV) of the National Social Assistance Policy offers for children and adolescents in a peripheral community in Brazil. As a possibility to face racism, we highlight the power of the project for working with children and adolescents, as well as the implications that this experience offers for a Psychology degree based on anti-racist ethics. Finally, we point out the need for anti-racist public policies that intervene in the reality of oppression that black people have faced since birth as a form of reparation and, also, experience and learning both about equality in difference and loving blackness. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo presenta un relato de experiencia del proyecto de extensión “Afroconto: construyendo una experiencia antirracista enla articulación entre psicología y educación infantil”, vinculado al Instituto de Psicología del Universidade Federal do Rio Grande do Sul. El proyecto apuesta por una política antirracista a través del relato de cuentos infantiles con protagonismo negro.Al ofrecer una experiencia de percepción positiva de la negritud para los niños, el presenta posibilidades de futuro diferentes a las naturalizadas por los estereotipos sobre la población negra brasileña. Nuestro relato se refiere a la realización del Proyecto en um Centro de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos (SCFV) de la Política Nacional de Asistencia Socialbrasileña, oferecido para niños y adolescentes. Como posibilidad de afrontar el racismo, destacamos la potencia del proyecto para trabajar con niños y adolescentes, así como las implicaciones que esta experiencia ofrece para una formación en Psicología basada en una ética antirracista. Finalmente, señalamos la necesidad de políticas públicas antirracistas que intervengan en la realidad de la opresión que los negros han enfrentado desde su nacimiento como una forma de reparación y, además, experimentar y aprender tanto sobre la igualdad en la diferencia como la negritud amorosa. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Extramuros: revista de extensão da UNIVASF. Petrolina: UNIVASF, 2013-. Vol. 10, n. 2 (jan./jul. 2022), p. 118-137 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Anti-racism | en |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | en |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Representativeness | en |
dc.subject | Structural racism | en |
dc.subject | Antirracismo | es |
dc.subject | Cuentacuentos | es |
dc.subject | Infancia | es |
dc.subject | Representatividad | es |
dc.subject | Racismo estructural | es |
dc.title | Afroconto : a contação de histórias na extensão como aposta para uma realidade antirracista | pt_BR |
dc.title.alternative | Afroconto : storytelling in extension as a bet for an anti-racist reality | en |
dc.title.alternative | Afroconto : la narración en extensión como apuesta por una realidad antirracista | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213630 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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