Espaços não formais para o ensino de química: possibilidades em Porto Alegre e região metropolitana para ações de extensão
dc.contributor.advisor | Passos, Camila Greff | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Caroline Melo dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:50:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282542 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste estudo é relatar e analisar as potencialidades da experiência desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, no semestre 2022/02, com a realização das atividades de observação e regência de classe em espaços não formais. As referidas atividades foram realizadas por meio de uma ação de extensão intitulada: "ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. A metodologia usada na pesquisa envolveu a análise documental dos cinco relatórios produzidos a partir da efetivação dos projetos de ensino elaborados. Os dados foram organizados em categorias temáticas, sendo estas: "conteúdos e temáticas", "atividades educacionais", “locais, potencialidades e adversidades” e "contribuições para formação docente". Foram selecionados cinco locais distintos em Porto Alegre ou região metropolitana para a realização dos projetos educacionais: Microcervejaria Alcapone, Cafeteria Mr. White Coffee House, Parque Moinhos de Vento, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a empresa VIDA. Com o estudo evidenciou-se algumas dificuldades logísticas para a realização dos projetos, mas muitas possibilidades dos espaços não formais para o ensino de Química e para formação de professores. Destaca-se que com o uso de materiais didáticos diversos, interação colaborativa entre estagiários e profissionais responsáveis pelos locais visitados, assim como a realização de atividades prévias e posteriores às visitas foi possível fomentar o acesso à cultura científica e a recursos tecnológicos que não estão disponíveis nos contextos escolares. Assim, compreende-se que os espaços não formais apresentam potencialidades para serem utilizados de forma complementar aos ambientes formais de ensino, para o ensino de conteúdos conceituais variados, como os desenvolvidos nos projetos analisados neste estudo: reações de oxirredução, densidade, hidrocarbonetos, funções orgânicas, pH, cinética química e resíduos industriais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this study is to report and analyze the potentialities of the experience developed during the Teaching Internship in Chemistry Education II-E, in the 2022/02 semester, through the implementation of observation and classroom teaching activities in non-formal spaces. These activities were carried out through an extension action entitled: "NON-FORMAL SPACES FOR TEACHING CHEMISTRY AND SCIENCE IN BASIC EDUCATION." The methodology used in the research involved the documentary analysis of the five reports produced from the implementation of the teaching projects developed. The data were organized into thematic categories, including "contents and themes," "educational activities," "locations, potentialities, and challenges," and "contributions to teacher education." Five distinct locations in Porto Alegre or the metropolitan region were selected for the implementation of the educational projects: Microbrewery Alcapone, Mr. White Coffee House Cafeteria, Moinhos de Vento Park, Museum of Art of Rio Grande do Sul (MARGS), and the company VIDA. The study revealed some logistical challenges in carrying out the projects, but also highlighted numerous possibilities of non-formal spaces for teaching Chemistry and for teacher education. It is worth noting that, through the use of diverse teaching materials, collaborative interaction between interns and professionals responsible for the visited locations, as well as the execution of activities before and after the visits, it was possible to promote access to scientific culture and technological resources that are not available in school contexts. Thus, it is understood that non-formal spaces have the potential to be used in a complementary manner to formal educational environments for teaching various conceptual contents, as developed in the projects analyzed in this study: redox reactions, density, hydrocarbons, organic functions, pH, chemical kinetics, and industrial waste. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Non-formal spaces | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Chemistry education | en |
dc.subject | Extension action | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.title | Espaços não formais para o ensino de química: possibilidades em Porto Alegre e região metropolitana para ações de extensão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177526 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Química (614)