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dc.contributor.authorKrassmann, Aliane Loureiropt_BR
dc.contributor.authorMazzuco, Alex Eder da Rochapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorBercht, Magdapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:44:54Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282194pt_BR
dc.description.abstractApesar de vir crescendo significativamente nos últimos 10 anos, observa-se que a modalidade Educação a Distância (EAD) ainda experimenta incertezas acerca de sua qualidade de ensino e eficácia de aprendizagem, quando em comparação com a Educação Presencial. Buscando contribuir para a compreensão deste fenômeno, este artigo apresenta uma investigação preliminar sobre a percepção popular da EAD no Brasil. Foi elaborado um questionário on-line contendo 23 questões sobre aspectos demográficos, socioculturais esobre experiências e preferências de aprendizagem e de formação, que foi divulgado por meio de redes sociais e listas de e-mail. Recebeu-se a resposta de um total de 422 sujeitos, a maioria do estado do Rio Grande do Sul, com formação acadêmica e trabalhadores em turno integral. Entre os resultados, observou-se grande interesse em cursos de EAD, e os motivos que levam um aluno a optá-los estão relacionados à conveniência, em razão de restrições de tempo relacionadas ao trabalho. Além disso, verificou-se que os sujeitos já familiarizados com a modalidade tornam-se mais propensos a valorizá-la. Por fim, elucidou-se o papel e a organização do professor como fundamental no processo de ensino e aprendizagem, e a ausência de práticas profissionais como a maior limitação da modalidade EADpt_BR
dc.description.abstractAlthough it has been growing significantly in the last 10 years, it is observed that the Distance Education (DE) modality still experiences uncertainties about its quality of teaching and learning effectiveness, when compared to Face-to-face Education. Seeking to contribute to the understanding of this phenomenon, this article presents a preliminary investigation about the popular perception of DE inBrazil. An online questionnaire was prepared, containing 23 questions on demographic, socio-cultural aspects and about learning and training experiences and preferences, which was disseminated through social networks and e-mail lists. It was received the response of a total of 422 subjects, most of them from the state of Rio Grande do Sul, with academic training and full-time workers. Among the results, it was observed that there is a great interest in DE courses, and the reasons that lead a student to choose them are related to convenience, due to time restrictions related to work. In addition, it was verified that the subjects already familiar with modality become more likely to value it. Finally, the role and organization of the teacher were elucidated as fundamental in the teaching and learning process, and the absence of professional practices as the biggest limitation of the DE modality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartof#Tear. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2020)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurvey of perceptionsen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectBrazilian Educationen
dc.subjectDEen
dc.titleA percepção popular da educação a distância no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe Popular Perception of Distance Education in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213395pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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