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dc.contributor.authorHass, Clarissapt_BR
dc.contributor.authorBorba, Bruna Barros dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Costa dapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:42:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2674-9270pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282146pt_BR
dc.description.abstractAnalisamosa realização do estágio docência na área da educação especial como um percurso da formação inicial em pedagogia em uma universidade pública do país, buscando compreender os efeitos formativos dessa ação para a docência nos processos escolares inclusivos.A abordagem da pesquisa é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa-ação. Os procedimentosmetodológicos contemplaram estudos documentais, observação participante e pesquisa-intervenção na escola lócus do estágio. O contexto de inclusão escolar tratou-se de duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de educação básica da Rede Pública de Ensino em que há estudantes com deficiência matriculados. A pesquisa se constituiu a partir de cenas da prática profissional docente relatada pelos estagiários, com foco na ação dos professores das áreas curriculares, do atendimento educacional especializado, dos próprios acadêmicos em estágio, bem como da relação estabelecida entre os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.A prática profissional em contexto de inclusão escolar possibilitou aos estagiários a reflexão sobre a ação docente dos profissionais do ensino comum e especializado, a articulação teoria e prática, a compreensão da deficiência como própria da diversidade humana de modo que reiteramos a importância de percursos formativos na licenciatura que contemplem a área da educação especial.pt_BR
dc.description.abstractWe analyzed the teaching internship in the field of special education as a path of initial training in Pedagogy at a Brazilian public university, seeking to understand the formative effects of this action for teaching in inclusive school processes. The research methodology adopted is qualitative, characterized by an action research framework. The methodological procedures included documentary studies, participant observation and intervention research at the internship'slocus school. The context of school inclusion was composed of two classes from the early years of Elementary Education at a Public Basic Education school where students with disabilities are enrolled. The research was constituted from scenes of the teaching professional practice reported by the interns, focusing on the action of the teachers of the curricular areas, specialized educational service, the interns themselves, as well as the relationship established among students in the early years of elementary education. The Professional practice in a context of school inclusion enabled the interns to reflect on the teaching action of regular and specializes educational professionals , on the articulation of theory and practice, and on the understandingof disability as part of of human diversity, so that we reiterate the importance of training paths in teaching degrees covering the field of special education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRecital: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara. Almenara, MG. Vol. 6, n. 1 (jan./abr.2024), p. 76-93pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecialized educational servisseen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInitial formationen
dc.titleEstágio em educação especial na pedagogia : aprendizagens em contextos escolares inclusivospt_BR
dc.title.alternativeInternship in special education in pedagogy: learning in inclusive school contextsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212770pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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