Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPreuss, Evandropt_BR
dc.contributor.authorLorandi, Alexandrapt_BR
dc.contributor.authorWerner, Sheylapt_BR
dc.contributor.authorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorBaldassarri, Sandrapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:52:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282105pt_BR
dc.description.abstractO uso de interfaces tangíveis para fins educacionais é um recurso de tecnologia assistiva que apresenta forte potencial para a educação, podendo proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes. Os principais problemas encontrados na aplicação de mesas tangíveis no ambiente educacional são os altos custos dos produtos comerciais, a ausência de softwares para sua programação e adaptação às necessidades educacionais, e a dificuldade de utilização e criação de aplicações. Este artigo apresenta a utilização de uma plataforma digital para a produção de recursos educacionais tangíveis, destinada ao uso na educação inclusiva, baseada numa mesa tangível de baixo custo, juntamente com a avaliação e validação da aplicação. Uma metodologia foi estabelecida para desenvolver as aplicações. Participaram dela 35 estudantes de cursos de licenciatura que, na prática, criaram aplicações no editor para mesas tangíveis visando a educação inclusiva. Eles demonstraram forte interesse e avaliaram positivamente a utilidade da tecnologia, assim como a usabilidade do editor. A plataforma é uma solução de tecnologia assistiva que utiliza um editor intuitivo e de fácil manipulação para a criação de recursos educacionais, permitindo a execução das aplicações em mesas tangíveis e também de forma simulada em computadores e dispositivos móveis. As aplicações para mesa tangível podem ser aplicadas na educação inclusiva como um instrumento de mediação tecnológica, com atividades pedagógicas para realizar experimentações, apresentar conteúdos e narrativas, além de resolver desafios e jogos.pt_BR
dc.description.abstractThe use of tangible interfaces for educational purposes represents an assistive technology resource with significant potential for enhancing education by increasing student engagement and motivation. The primary challenges associated with the use of tangible tabletops in educational settings are the high costs of commercial products, the lack of software for programming and utilization tailored to educational needs, and the difficulty in using and creating applications. This paper presents a digital platform designed for producing tangible educational resources aimed at inclusive education, based on a low-cost tangible tabletop, along with the evaluation and validation of its application. A methodology was developed for creating applications, and 35 undergraduate students participated in the process, utilizing the editor to create applications for tangible tabletops focused on inclusive education. They exhibited strong interest and provided positive feedback on the technology's utility and the editor's usability. The platform serves as an assistive technology solution that employs an intuitive and user-friendly authoring tool for creating educational resources, enabling applications to be run on tangible tabletops and simulated on computers and mobile devices. Tangible tabletop applications can be utilized in inclusive education as a technological mediation tool, supporting pedagogical activities for conducting experiments, presenting content and narratives, and solving challenges and games.en
dc.description.abstractEl uso de interfaces tangibles con fines educativos es un recurso de tecnología de asistencia que presenta un fuerte potencial para la educación, proporcionando un aumento en el compromiso y la motivación de los estudiantes. Los principales problemas encontrados para el uso de mesas tangibles en el entorno educativo son los altos costos de los productos comerciales, la falta de software para su programación y uso de acuerdo con las necesidades educativas, y la dificultad para utilizar y crear aplicaciones. Este artículo presenta el uso de una plataforma digital para la producción de recursos educativos tangibles asequibles para su uso en la educación inclusiva, basada en una mesa tangible de bajo costo, junto con la evaluación y validación de la aplicación. Se estableció una metodología para desarrollar las aplicaciones, en la cual participaron 35 estudiantes de cursos de licenciatura que, en la práctica, crearon aplicaciones en el editor para mesas tangibles con el objetivo de la educación inclusiva. Ellos demostraron un fuerte interés y evaluaron positivamente la utilidad de la tecnología, así como la usabilidad del editor. La plataforma es una solución de tecnología de asistencia que utiliza un editor intuitivo y fácil de usar para crear recursos educativos, permitiendo ejecutar las aplicaciones en mesas tangibles y también en simulación en computadoras y dispositivos móviles. Las aplicaciones para mesa tangible pueden ser utilizadas en educación inclusiva como un instrumento de mediación tecnológica con actividades pedagógicas para realizar experimentos, presentar contenidos y narrativas, y resolver desafíos y juegoses
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 26, (2024), e024055, p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTangible tabletopen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectMesa tangiblees
dc.subjectEducación inclusivaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectTecnología de asistenciaes
dc.titleInterfaces tangíveis para uma educação inclusiva : desafios e potencialidades na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeTangible interfaces for an inclusive education : challenges and potentialities in teacher educationen
dc.title.alternativeInterfaces tangibles para la educación inclusiva: desafíos y potencialidades en la formación docentees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples