Análise das estratégias da gestão da tutoria : o Caso do Projeto Saúde com Agente
dc.contributor.author | Kist, Silvia de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Wunsch, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:51:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282071 | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes the effectiveness of the tutoring management strategies in the "Saúde com Agente" Project, which aimed at the technical training of community health agents and health surveillance agents in Brazil. The tutoring management was responsible for coordinating 4,000 tutors and 400 supervisors through a distributed structure supported by technological tools. The adopted methodology was a case study with a qualitative-quantitative approach, using a self-assessment report responded to by 3,136 tutors and 348 supervisors as the data collection instrument. Strategies such as distributed leadership, regular meetings, centralized communication, pedagogical support, and grade tracking tools were highlighted in the evaluation by survey respondents and proved to be effective in combating dropout rates. Suggestions for future improvements include greater technological integration and more agile communication channels. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a efetividade das estratégias de gestão da tutoria no Projeto Saúde com Agente, que visou a formação técnica de agentes comunitários de saúde e de vigilância em saúde no Brasil. A gestão de tutoria foi responsável pela coordenação de 4.000 tutores e 400 supervisores, por meio de uma estrutura distribuída, apoiada por ferramentas tecnológicas. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o relatório de autoavaliação respondido por 3.136 tutores e 348 supervisores. As estratégias empreendidas como liderança distribuída, reuniões regulares, comunicação centralizada, suporte pedagógico e ferramentas de acompanhamento de notas foram destacadas na avaliação dos respondentes da pesquisa e se mostraram potentes no combate à evasão. Sugestões para futuras melhorias incluem maior integração tecnológica e canais de comunicação mais ágeis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (2024), p. 262-273 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Tutoring management | en |
dc.subject | Public health | en |
dc.subject | Professional qualification | en |
dc.title | Análise das estratégias da gestão da tutoria : o Caso do Projeto Saúde com Agente | pt_BR |
dc.title.alternative | s | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212165 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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