Teorias educacionais subsidiadoras e subsidiárias aprendizagem colaborativa suportada por computador
dc.contributor.author | Machado, Luís Antônio Licks Missel | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Fabrício | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Miriam dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Fernanda da | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:51:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2319-0868 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282056 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo identifica como a teoria da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL) é fundamentada pela teoria construtivista de Piaget e sócio-construtivista de Vygotsky, além darelação com outras teoriasquesalientam a importância da interação social no processo de aprendizagem. Éfundamental queos professores da Educação Básica e EnsinoSuperior crieme incorporematividades construtivistas às suas estratégias de ensino, integrando recursos computacionais para promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos. Por fim, o artigo aborda o potencial de aplicação da CSCL com o metaverso, um ambiente virtual que pode promoveraprendizagem, destacando experimentos ondealunos podem interagir colaborando, criando e aprendendo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article identifies how theory of computer-supported collaborative learning (CSCL) is based on Piaget's constructivist and Vygotsky's social-constructivist theories, and the relationship with other theories that highlight the importance of social interaction in the learning process. It is essential that teachers in basic education and higher education create and incorporate constructivist activities into their teaching strategies, integrating computational resources to promote collaborative learning among students. Finally, the article addresses the potential application of CSCL with the metaverse, a virtual environment that can promote learning, highlighting experiments where students can interact, collaborating, creating and learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 58. n. 58 (2024), e1343, p. 1-24 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational theories | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | CSCL | en |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Teoria da educação | pt_BR |
dc.subject | Metaverse | en |
dc.title | Teorias educacionais subsidiadoras e subsidiárias aprendizagem colaborativa suportada por computador | pt_BR |
dc.title.alternative | Subsidiary educational theories and subsidiaries to computer supported collaborative learning | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211919 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40711)Ciências Humanas (7082)