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dc.contributor.authorSilva, Juarez Bento dapt_BR
dc.contributor.authorDelfino, Josiane Vargaspt_BR
dc.contributor.authorBilessimo, Simone Meister Sommerpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1983-0882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282016pt_BR
dc.description.abstractNeste documento foi apresentada a aplicação de um modelo conceitual com objetivo investigar a integração das TIC na prática docente. O modelo pedagógico escolhido foi o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). A pesquisa foi realizada com 392 professores atuantes em escolas estaduais e municipais na microrregião Araranguá, no extremo sul de Santa Catarina. O instrumento aplicado foi um questionário com 50 itens, dispostos em uma escala de Likert de cinco pontos, contemplando os sete domínios do TPACK. Os dados foram coletados a partir de cursos ministrados, peloRExLab, para professores da Educação Básica atuando em escolas do extremo sul de Santa Catarina. Para avaliar a consistência interna e a confiabilidade do instrumento do instrumento, foi determinado o coeficiente de Alfa Cronbach e também aplicado o ômegade McDonald. O escore médio de Likert para o TPACK, para os 392 participantes, em seus sete domínios foi 3,65, sendo o Coeficiente de Alfa de Cronbach de 0,930 e 0,983 para ômega, indicando uma ótima consistência interna das respostas. Também foram analisados grupos separadamente: por sexo; faixa etária; formação; e, nível educacional de atuação. A partir dos dados apresentados, foi possível afirmar, em relação aos 392 participantes, que estes acreditam ter domínio do conhecimento disciplinar, pedagógico etecnológico usam as TIC em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractIn this document, the application of a conceptual model was presented with the aim of investigating the integration of ICT in teaching practice. The chosen pedagogical model was TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). The research was conducted with 392 teachers working in state and municipal schools in the Araranguá microregion, in the far south of Santa Catarina. The instrument used was a 50-item questionnaire, arranged on a five-point Likert scale, covering the seven domains of TPACK. The data were collected from courses conducted by RExLab for Basic Education teachers working in schools in the far south of Santa Catarina. To evaluate the internal consistency and reliability of the instrument, Cronbach's Alpha coefficient and McDonald's Omegawere determined. The average Likert score for TPACK for the 392 participants, across its seven domains, was 3.65, with a Cronbach's Alpha coefficient of 0.930 and an Omega of 0.983, indicating excellent internal consistency of the responses. Separate groups were also analyzed by gender, age group, education level, and educational level of operation. Based on the presented data, it was possible to assert that the 392 participants believe they have mastery of disciplinary, pedagogical, and technological knowledge and use ICT in their teaching practices.en
dc.description.abstractEn este documento se presentó la aplicación de un modelo conceptual con el objetivo de investigar la integración de las TIC en la práctica docente. El modelo pedagógico elegido fue el TPACK. La investigación se realizó con 392 profesores que trabajan en escuelas estatales y municipales en la microrregión de Araranguá, en el extremo sur de Santa Catarina. El instrumento aplicado fue un cuestionario de 50 ítems, dispuestos en una escala Likert de cinco puntos, abarcando los siete dominios del TPACK. Los datos se recogieron a partir de cursos impartidos por el RExLab a profesores de Educación Básica que trabajan en escuelas del extremo sur de Santa Catarina. Para evaluar la consistencia interna y la fiabilidad del instrumento, se determinó el coeficiente Alfa de Cronbach y también se aplicó el omega de McDonald. La puntuación media de Likert para el TPACK, para los 392 participantes, en sus siete dominios fue de 3,65, siendo el Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,930 y 0,983 para el omega. También se analizaron grupos por separado: por sexo; grupo de edad; formación; y, nivel educativo de actuación. A partir de los datos presentados, fue posible afirmar que los participantes creen tener dominio del conocimiento disciplinar, pedagógico y tecnológico, y utilizan las TIC en sus prácticas pedagógicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 21, n. 8, (2024), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTPACK modelen
dc.subjectEducación básicaes
dc.subjectTecnologia educacionales
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectModelo TPACKes
dc.titleA incidência do modelo pedagógico TPACK na integração das tecnologias de informação e comunicação na prática docente : estudo caso com professores da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the TPACK pedagogical model on the integration of information and communication technologies in teaching practice : case study with basic education teachersen
dc.title.alternativeEl impacto del modelo pedagógico TPACK en la integración de las tecnologías de la información y las comunicaciones en la práctica docente : estudio de caso con docentes de educación básicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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