Competências socioafetivas na EAD : a construção de filmes em stop motion por idosos
dc.contributor.author | Slodkowski, Bruna Kin | pt_BR |
dc.contributor.author | Sigal, Carla Bueno | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Larissa Daiane Braff de | pt_BR |
dc.contributor.author | Grande, Tássia Priscila Fagundes | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:50:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-2592 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282012 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é mapear estratégias pedagógicas aplicadas em curso de extensão para a construção de competências socioafetivas de idosos na Educação a Distância (EaD). O cenário pandêmico mundial da COVID-19 afetou as relações educacionais em todas as gerações. Assim, a partir do isolamento social, uma das alternativas para inclusão digital de idosos foi a participação em cursos de educação a distância. Neste sentido, para lidar com essas situações novas, os idosos necessitam construir competências digitais e socioafetivas. Em vista disso, foi ofertado um curso para idosos com vistas à criação de filmes em stop motione, neste artigo, é apresentado esse relato de experiência. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. O público-alvo foram 47 idosos com média de idade de 62 anos. Com base nos resultados, foi possível identificar o perfil socioafetivo da turma, além de 20 estratégias pedagógicas, bem como a contribuição destas para a construção das competências socioafetivas: Resiliência, Engajamento Social, Abertura ao novo, Empatia e Autogestão. Além disso, foi possível verificar que a criação de filmes em stop motion contribuiu para o enfrentamento do distanciamento social no decorrer da pandemia ao permitir a reflexão e expressão sobre as experiências pessoais vivenciadas, bem como lidar com a falta de interação social presencial, a saudade de familiares, amigos, estados afetivos e o isolamento social. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é mapear estratégias pedagógicas aplicadas em curso de extensão para a construção de competências socioafetivas de idosos na Educação a Distância (EaD). O cenário pandêmico mundial da COVID-19 afetou as relações educacionais em todas as gerações. Assim, a partir do isolamento social, uma das alternativas para inclusão digital de idosos foi a participação em cursos de educação a distância. Neste sentido, para lidar com essas situações novas, os idosos necessitam construir competências digitais e socioafetivas. Em vista disso, foi ofertado um curso para idosos com vistas à criação de filmes em stop motione, neste artigo, é apresentado esse relato de experiência. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. O público-alvo foram 47 idosos com média de idade de 62 anos. Com base nos resultados, foi possível identificar o perfil socioafetivo da turma, além de 20 estratégias pedagógicas, bem como a contribuição destas para a construção das competências socioafetivas: Resiliência, Engajamento Social, Abertura ao novo, Empatia e Autogestão. Além disso, foi possível verificar que a criação de filmes em stop motion contribuiu para o enfrentamento do distanciamento social no decorrer da pandemia ao permitir a reflexão e expressão sobre as experiências pessoais vivenciadas, bem como lidar com a falta de interação social presencial, a saudade de familiares, amigos, estados afetivos e o isolamento social. | en |
dc.description.abstract | El objetivo de este artículo es mapear estrategias pedagógicas aplicadas e nun curso de extensión para laconstrucción de competências socioafectivas de los adultos mayores em Educación a Distancia (ED). El escenario de pandemia mundial de COVID-19 haafectadolas relaciones educativas a lo largo de generaciones. Así, a partir de la islamiento social, una de las alternativas para lainclusión digital de los adultos mayores fue la participaciónen cursos de educación a distancia. En este sentido, para hacer frente a estas nuevas situaciones, las personas mayores necesitan construir competências digitales y socioafectivas. Ante esto, se ofrecióun curso para personas mayorescon miras a la creación de películas stop motiony este artículo presenta este relato de experiencia. La metodología de investigación se caracterizó como cualitativa, de carácter aplicada, siendoexploratória em el tipo estudio de caso. El público objetivo fueron 47 adultos mayores con una edad promedio de 62 años. A partir de los resultados, fue posible identificar el perfil socioafectivo de la clase, además de 20 estrategias pedagógicas, así como su aporte a la construcción de competências socioafectivas: Resiliencia, Compromiso Social, Apertura a lo nuevo, Empatía y Autogestión. Además, se pudocomprobar que lacreación de películas stop motioncontribuyó al enfrentamiento de la distancia social durante la pandemia al permitir lareflexión y expresión sobre las vivencias personales, así como el enfrentamiento a la falta de interacción social cara a cara, nostalgia de la familia, los amigos, los estados afectivos y el a islamiento social. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 26, (2024), e024055, p. 1-17 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical strategies | en |
dc.subject | Socio-affective competences | en |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Competência social | pt_BR |
dc.subject | Seniors | en |
dc.subject | Estrategias pedagógicas | es |
dc.subject | Competencias socio-afectivas | es |
dc.subject | Educación a distancia | es |
dc.subject | Mayores | es |
dc.title | Competências socioafetivas na EAD : a construção de filmes em stop motion por idosos | pt_BR |
dc.title.alternative | Socio-affective skills in de : the construction of stop motion films by the elderly | en |
dc.title.alternative | Habilidades socioafectivas en de : la construcción de películas stop motion por los adultos mayores | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211918 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40724)Ciências Humanas (7082)