Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSlodkowski, Bruna Kinpt_BR
dc.contributor.authorSigal, Carla Buenopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Larissa Daiane Braff dept_BR
dc.contributor.authorGrande, Tássia Priscila Fagundespt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282012pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é mapear estratégias pedagógicas aplicadas em curso de extensão para a construção de competências socioafetivas de idosos na Educação a Distância (EaD). O cenário pandêmico mundial da COVID-19 afetou as relações educacionais em todas as gerações. Assim, a partir do isolamento social, uma das alternativas para inclusão digital de idosos foi a participação em cursos de educação a distância. Neste sentido, para lidar com essas situações novas, os idosos necessitam construir competências digitais e socioafetivas. Em vista disso, foi ofertado um curso para idosos com vistas à criação de filmes em stop motione, neste artigo, é apresentado esse relato de experiência. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. O público-alvo foram 47 idosos com média de idade de 62 anos. Com base nos resultados, foi possível identificar o perfil socioafetivo da turma, além de 20 estratégias pedagógicas, bem como a contribuição destas para a construção das competências socioafetivas: Resiliência, Engajamento Social, Abertura ao novo, Empatia e Autogestão. Além disso, foi possível verificar que a criação de filmes em stop motion contribuiu para o enfrentamento do distanciamento social no decorrer da pandemia ao permitir a reflexão e expressão sobre as experiências pessoais vivenciadas, bem como lidar com a falta de interação social presencial, a saudade de familiares, amigos, estados afetivos e o isolamento social.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é mapear estratégias pedagógicas aplicadas em curso de extensão para a construção de competências socioafetivas de idosos na Educação a Distância (EaD). O cenário pandêmico mundial da COVID-19 afetou as relações educacionais em todas as gerações. Assim, a partir do isolamento social, uma das alternativas para inclusão digital de idosos foi a participação em cursos de educação a distância. Neste sentido, para lidar com essas situações novas, os idosos necessitam construir competências digitais e socioafetivas. Em vista disso, foi ofertado um curso para idosos com vistas à criação de filmes em stop motione, neste artigo, é apresentado esse relato de experiência. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. O público-alvo foram 47 idosos com média de idade de 62 anos. Com base nos resultados, foi possível identificar o perfil socioafetivo da turma, além de 20 estratégias pedagógicas, bem como a contribuição destas para a construção das competências socioafetivas: Resiliência, Engajamento Social, Abertura ao novo, Empatia e Autogestão. Além disso, foi possível verificar que a criação de filmes em stop motion contribuiu para o enfrentamento do distanciamento social no decorrer da pandemia ao permitir a reflexão e expressão sobre as experiências pessoais vivenciadas, bem como lidar com a falta de interação social presencial, a saudade de familiares, amigos, estados afetivos e o isolamento social.en
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es mapear estrategias pedagógicas aplicadas e nun curso de extensión para laconstrucción de competências socioafectivas de los adultos mayores em Educación a Distancia (ED). El escenario de pandemia mundial de COVID-19 haafectadolas relaciones educativas a lo largo de generaciones. Así, a partir de la islamiento social, una de las alternativas para lainclusión digital de los adultos mayores fue la participaciónen cursos de educación a distancia. En este sentido, para hacer frente a estas nuevas situaciones, las personas mayores necesitan construir competências digitales y socioafectivas. Ante esto, se ofrecióun curso para personas mayorescon miras a la creación de películas stop motiony este artículo presenta este relato de experiencia. La metodología de investigación se caracterizó como cualitativa, de carácter aplicada, siendoexploratória em el tipo estudio de caso. El público objetivo fueron 47 adultos mayores con una edad promedio de 62 años. A partir de los resultados, fue posible identificar el perfil socioafectivo de la clase, además de 20 estrategias pedagógicas, así como su aporte a la construcción de competências socioafectivas: Resiliencia, Compromiso Social, Apertura a lo nuevo, Empatía y Autogestión. Además, se pudocomprobar que lacreación de películas stop motioncontribuyó al enfrentamiento de la distancia social durante la pandemia al permitir lareflexión y expresión sobre las vivencias personales, así como el enfrentamiento a la falta de interacción social cara a cara, nostalgia de la familia, los amigos, los estados afectivos y el a islamiento social.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 26, (2024), e024055, p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.subjectSocio-affective competencesen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectCompetência socialpt_BR
dc.subjectSeniorsen
dc.subjectEstrategias pedagógicases
dc.subjectCompetencias socio-afectivases
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectMayoreses
dc.titleCompetências socioafetivas na EAD : a construção de filmes em stop motion por idosospt_BR
dc.title.alternativeSocio-affective skills in de : the construction of stop motion films by the elderlyen
dc.title.alternativeHabilidades socioafectivas en de : la construcción de películas stop motion por los adultos mayoreses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211918pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples