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dc.contributor.advisorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Marina Ribeiro Barreto dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:55:26Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281994pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O comportamento adaptativo, que engloba os domínios conceitual, social e prático, tem ganhado crescente relevância na literatura e prática clínica. A avaliação do comportamento adaptativo é fundamental para o diagnóstico e planejamento de intervenções nos transtornos do neurodesenvolvimento. Esta revisão sistemática da literatura visa identificar os instrumentos disponíveis para avaliar o comportamento adaptativo em crianças e adolescentes, bem como descrever suas características operacionais e propriedades psicométricas. Método: Uma revisão sistemática foi realizada seguindo as diretrizes estabelecidas pelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A pesquisa foi conduzida utilizando as bases de dados PubMED, PsycINFO e EMBASE. Critérios de inclusão: população de crianças e adolescentes; artigos que avaliam as propriedades psicométricas dos instrumentos. Resultados: A revisão incluiu vinte artigos que atenderam aos critérios de inclusão e avaliaram as propriedades psicométricas de 11 instrumentos. Eles foram categorizados com base em evidências de validade relacionadas ao conteúdo do teste, estrutura interna e sua relação com outras variáveis, além de evidências de fidedignidade. A Vineland Adaptive Behavior Scales (VABS) foi a escala com mais evidências de validade e fidedignidade. No entanto, para ser utilizada em outras populações, é necessário o processo de adaptação transcultural e validação. A análise revelou uma ampla variedade de instrumentos, cada um com pontos fortes e limitações únicas na avaliação de diferentes domínios do comportamento adaptativo, o que facilita uma compreensão abrangente das habilidades e necessidades individuais. Conclusão: Estudos sobre o desenvolvimento ou adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos em países de baixa e média renda são escassos. A revisão também destaca a necessidade de processos rigorosos de adaptação transcultural, incluindo validação linguística e adaptação cultural, para garantir que os instrumentos sejam adequados para diversas populações. O comportamento adaptativo, abrangendo habilidades práticas, sociais e conceituais, desempenha um papel crucial no diagnóstico e planejamento do manejo dos transtornos do neurodesenvolvimento, enfatizando a importância de instrumentos com comprovada validade e fidedignidade para a população específica.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Adaptive behavior, which encompasses the conceptual, social and practical domains, has gained an increased relevance in the literature and clinical practice. The adaptive behavior assessment is fundamental in the diagnosis and planning of interventions for neurodevelopmental disorders. This systematic review of literature aims to identify the instruments available for assessing adaptive behavior in children and adolescents, as well as to describe their operational characteristics and psychometric properties. Method: A systematic review was conducted, which followed the guidelines established by PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). The research was performed using PubMED, PsycINFO and EMBASE databases. Inclusion criteria: population of children and adolescents; research which evaluate the psychometric properties of the instruments. Results: The review included twenty scientific articles that met the inclusion criteria and evaluated the psychometric properties of 11 instruments. They were categorized based on validity evidence related to the test content, internal structure and its relationship with other variables, as well as evidence of reliability. The Vineland Adaptive Behavior Scales (VABS) was the scale with most evidence of validity and reliability. However, for it to be used in other populations, a process of cross-cultural adaptation and validation is necessary. The analysis revealed a wide variety of instruments, each with unique strengths and limitations in assessing different domains of adaptive behavior, which facilitates a comprehensive understanding of individual abilities and needs. Conclusion: Studies on the development or cross-cultural adaptation and assessment of psychometric properties of instruments in low- and middle-income countries are scarce. The review also highlights the need for rigorous cross-cultural adaptation processes, including linguistic validation and cultural adaptation, to ensure that instruments are suitable for diverse populations. Adaptive behavior, encompassing practical, social and conceptual skills, plays a crucial role in diagnosis and management planning of neurodevelopmental disorders, emphasizing the importance of instruments with proven validity and reliability for the specific population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectAdaptive behavioren
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectSystematic reviewen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectPsychometricsen
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleAvaliação do comportamento adaptativo em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGraeff-Martins, Ana Soledadept_BR
dc.identifier.nrb001216893pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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