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dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorScorza, Rossana Filipponpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:53:57Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281950pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende evidenciar camadas de memórias que compõem o corpo da autora enquanto bailarina, na sala de ensaio e nos palcos, no percurso de sua vida com a dança, para observar procedimentos de criação em dança. Caracteriza-se como uma pesquisa em arte/dança, desenvolvida na linha de pesquisa Processos de Criação Cênica, no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como suporte teórico os seguintes autores: Motta (2003), (2008), (2023), Salles (2006), (2008), (2011) e Martins (2021). Ao evidenciar as camadas de memória, traz à tona o primeiro contato da autora com a dança, na Escola de Ballet Marina Fedossejeva (Porto Alegre, RS, 1959 a 1982), onde revela uma camada temporal que a acompanha e reverbera em saberes constitutivos no corpo-presente. A metodologia sustenta-se em pressupostos da pesquisa em arte. No decorrer do processo, a autora impôs-se um intenso estado de atenção, de modo a perceber os rumos de sua criação cênica. Assim, outros procedimentos foram vivenciados: levantamento bibliográfico; observação atenta aos trabalhos na sala de ensaio e anotações; recuperação de saberes, de vivências pessoais da pesquisadora, a partir de documentos (fotos, programas e caderno de notas); escrita de cartas, análise de vídeos. O conjunto desses procedimentos fez com que se apurasse as formas de narrar. Nesse sentido, percebe-se que o recurso da escrita de cartas à dona Marina Fedossejeva, como recurso poético, foi um disparador das memórias. As cartas revelam vivências da autora, entrelaçadas com parte da história de personalidades da dança da cidade de Porto Alegre. Percebe-se, nessas vivências, a constituição de uma poética que é singular e coletiva, ao mesmo tempo. Em termos de resultados, a pesquisa aponta e reconhece a sala de ensaio como ambiente fomentador dos processos criativos, das práticas corporais, dos encontros que constroem comportamentos, os quais denotam modos de fazer em dança, num contínuo trabalho de refazer. De modo indireto, a pesquisa problematiza a ideia de que os corpos podem dançar, à medida que os anos avançam. Nas rememorações registra feitos, contribuindo para o acervo de experiências representativas da dança da cidade de Porto Alegre. Numa atenção e escuta constante às suas referências, a autora pretende que esta dissertação possa se delinear como um caminho metodológico, de observação e registro, para as futuras gerações de pessoas que praticam a dança.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to highlight the layers of memories that make up the author's body as a dancer, in the rehearsal room and on stage, in the course of her life with dance, in order to observe dance creation procedures. It is characterized as a research project in art/dance, developed in the line of research Processes of Scenic Creation, in the Postgraduate Program in Scenic Arts (PPGAC) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Its theoretical support is provided by the following authors: Motta (2003), (2008), (2023), Salles (2006), (2008), (2011) and Martins (2021). By highlighting the layers of memory, she brings to light the author's first contact with dance, at the Marina Fedossejeva Ballet School (Porto Alegre, RS, 1959 to 1982), where she reveals a temporal layer that accompanies her and reverberates in constitutive knowledge in the body-present. The methodology is based on art research assumptions. Throughout the process, the author imposed an intense state of attention on herself in order to understand the direction of her scenic creation. Thus, other procedures were carried out: a bibliographical survey; close observation of the work in the rehearsal room and notes; recovery of knowledge, of the researcher's personal experiences, based on documents (photos, programs and notebooks); letter writing, video analysis. All of these procedures led to an investigation into the ways of narrating. In this sense, it can be seen that writing letters to Marina Fedossejeva, as a poetic resource, was a trigger for memories. The letters reveal the author's experiences, intertwined with part of the history of dance personalities from the city of Porto Alegre. These experiences reveal the constitution of a poetics that is both singular and collective at the same time. In terms of results, the research points to and recognizes the rehearsal room as an environment that fosters creative processes, bodily practices, encounters that build behaviors, which denote ways of doing dance, in a continuous work of remaking. Indirectly, the research problematizes the idea that bodies can dance as the years go by. In the remembrances, it records achievements that contribute to the collection of representative dance experiences in the city of Porto Alegre. By paying constant attention and listening to her references, the author hopes that this dissertation can become a methodological path of observation and recording for future generations of dance practitioners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectEnsaiopt_BR
dc.subjectRehearsal roomen
dc.titleDa memória a uma poética do suor : palavras para a dança que não se esquecept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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