Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorSouza, João Batista Costa dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:53:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281949pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar os processos colaborativos entre doze violonistas e o compositor Fernando Lewis de Mattos (1963-2018), explorando como essas interações influenciaram a interpretação e performance de suas obras. Os objetivos específicos incluíram: compreender os contextos variados dessas colaborações, examinar a sua relação com a gênese das obras de Fernando Mattos, analisar o diálogo entre os participantes durante a construção da interpretação e refletir sobre o impacto dessas interações nas práticas dos intérpretes e na escrita composicional de Mattos. Para alcançar esses objetivos, foi adotada a metodologia da história oral, empregando entrevistas, análise de partituras, fontes documentais do compositor e dos intérpretes e o registro em áudio de uma sessão de colaboração. Os resultados destacam o papel central dos processos colaborativos no desenvolvimento da produção composicional de Mattos, revelando como a interação com intérpretes foi fundamental na gênese de obras representativas do compositor. Os relatos acerca de temas como as intenções do compositor, liberdade interpretativa, fidelidade à partitura, revisões, linguagem composicional de Mattos e referências extramusicais, ilustram o impacto significativo dessas interações na performance final, promovendo uma maior compreensão sobre as obras e demonstrando como a interpretação foi construída a partir do diálogo entre os participantes com base nesse entendimento. Através das considerações desse trabalho, propõe-se uma reflexão sobre o papel da colaboração compositor- intérprete na música contemporânea e em suas práticas de performance, sugerindo um panorama sobre o qual intérpretes podem se aproximar da obra para violão de Fernando Mattos em futuras performances.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the collaborative processes between twelve guitarists and composer Fernando Lewis de Mattos (1963-2018), exploring how these interactions shaped the interpretation and performance of his works. Specific objectives included: understanding the various contexts of these collaborations, examining their relationship with the creation of Fernando Mattos’ works, analyzing the dialogue between participants during the construction of their interpretations, and reflecting on the impact that these interactions had on the performers’ preparations and Mattos’s compositional output. The methodology included oral history, the use of interviews, score analysis, documentary sources surrounding the composer and the performers, and the audio recording of a collaborative session. The results highlight the central role of collaborative processes in the development of Mattos’ compositional work, revealing the critical importance of performers’ interactions in the creation of significant pieces by the composer. The accounts on topics such as the composer’s intentions, interpretative freedom, fidelity to the score, revisions, Mattos’ compositional language, and extramusical references illustrate the significant impact of these interactions on the final performance, fostering a deeper understanding of the works and demonstrating how the interpretation was constructed through dialogue between the participants, based on this understanding. Through the considerations of this study, a reflection is proposed on the role of composer-performer collaboration in contemporary music and its performance practices, suggesting a framework with which performers can approach Fernando Mattos’ guitar works in future performances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposer-performer collaborationen
dc.subjectMattos, Fernando Lewis de, 1963-2018pt_BR
dc.subjectGuitaren
dc.subjectCompositorpt_BR
dc.subjectIntérpretept_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectContemporary musicen
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.titlePerspectivas sobre a obra para violão de Fernando Lewis Mattos a partir de relatos de intérpretes colaboradorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001216216pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples