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dc.contributor.authorDorneles, Dandara Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:53:57Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1519-5589pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281621pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute os resultados da análise de dimensões da experiência textual da Escrevivência no conjunto da obra de Conceição Evaristo, cotejando a sua presença em produções de pessoas pesquisadoras negras da primeira turma que ingressou pela política de ações afirmativas em um programa de pós-graduação em Educação de universidade da região sul do Brasil. A experiência textual evaristiana é profundamente marcada pelas vivências e corporalidades de mulheres negras. Funde a escrita com a vida, relacionando temas como religiosidade afro-brasileira e ancestralidade. A Escrevivência incorporada à pesquisa em Educação é um modo diverso de indagar a realidade e de viver a intelectualidade, a partir de um pertencimento negro capaz de reivindicar o direito à diferença na escrita e nas práticas acadêmicas. Escrevivência entendida como palavra germinante, mais do que como conceito, configura o que se nomeia tradicionalmente como método ou metodologia nos estudos analisados. A partir da análise de produções acadêmicas, argumenta-se que a Escrevivência é uma palavra viva, que possui trajetória e que germina práticas de pesquisa e de formas de escrita em que a autoria é resultado da experiência negra compartilhada e de conhecimentos herdados de comunidades tradicionais.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the results of the analysis of the dimensions of the textual experience of Escrevivência in Conceição Evaristo’s body of work, comparing its presence in the productions of different Black researchers from the first class that entered a graduate program in Education at a university in the southern region of Brazil by the affirmative action policy. The Evaristian textual experience is deeply marked by the experiences and corporeality of Black women. It blends writing with life, relating themes such as Afro-Brazilian religiosity and ancestry. Incorporated into educational research, Escrevivência is a different way of questioning reality and experiencing intellectuality, based on a sense of Black belonging capable of claiming the right to difference in writing and academic practices. Escrevivência, understood as a germinating word rather than a concept, configures what is traditionally called a method or methodology in the studies analyzed. Based on the analysis of academic productions, it is argued that Escrevivência is a living word that has a trajectory and germinates research practices and forms of writing in which authorship is the result of shared Black experience and knowledge inherited from traditional communities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPercursos : revista do Centro de Ciências da Educação da UDESC. Florianópolis, SC. Vol. 25 (2024), p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch practicesen
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-pt_BR
dc.subjectBlack researchersen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectBlack intellectualitiesen
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectGerminating worden
dc.subjectConceição Evaristoen
dc.titleEscrevivência : sentidos na obra evaristiana e modos de viver a pesquisa em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeEscrevivência : en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001210828pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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