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dc.contributor.authorGuerra, Camila Guedespt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:53:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281606pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo avaliar a acessibilidade em um am-biente de educação a distância, na perspectiva do surdo usuário de Libras, contribuindo para a ampliação dos padrões de acessibilidade à Web. Para tal, investigaram-se os padrões de acessibilidade à Web publicados pela entidade W3C. O estudo contou com teorias advindas do campo das Tec-nologias Digitais na Educação. Seis usuários surdos participaram de um curso oferecido na Plataforma Acessível (Place), onde experimentaram as ferramentas e funcionalidades desse AVA. O corpus deste recorte consiste na resposta, por parte de cada participante, de Fichas de Avaliação feitas especialmente para cada uma das nove ferramentas analisadas. De posse desses materiais, foi possível identificar alguns pontos positivos e negativos a respeito da Place, assim como algumas inconsistências nos princípios de acessibilidade da W3C. Diante disso, fez-se uma crítica a respeito das dire-trizes de acessibilidade sustentadas pela W3C, juntamente com propostas de mudança.pt_BR
dc.description.abstractThe present research had the objective of evaluating the accessibility in a distance education environment, from the perspective of the deaf user of Libras, contributing to the expansion of Web accessibility standards. To do this, the Web accessibility standards published by the entity W3C were investigated. The study included theories from the field of Digital Technologies in Education. Six deaf users attended a course offered at the Plataforma Acessível (Place), where they experimented the tools and functionality of this VLE. The corpus of this cut-out consists of the response, by each participant, of Assessment Sheets made especially for each of the nine tools analyzed. With these materials, it was possible to identify some positive and negative points about Place, as well as some inconsistencies in the W3C accessibility principles. In view of this, criticism was made of accessibility guidelines upheld by the W3C, along with proposals for modifications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 2 (2022), e1854, p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian sign languageen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectDeaf peopleen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectPrinciples of accessibilityen
dc.subjectAutomatic translation avatarsen
dc.titlePerspectivas de usuários surdos sobre um ambiente digital acessível : análises sobre os princípios de acessibilidade à webpt_BR
dc.title.alternativePerspectives of deaf users about an accessible digital environment : analysis on the web content accessibility guidelinesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001210845pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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