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dc.contributor.advisorSiqueira, Ionara Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBoaria, Michele Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T06:56:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281489pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo que os estudantes da escola estadual de Canudos do Vale, utilizassem o método científico, conseguissem desenvolver a percepção sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente. O levantamento dos dados foi feito pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, através de questionários que foram aplicados a 12 famílias de agricultores do município. Os questionários apresentaram como resultados, que todos os agricultores entrevistados utilizam agrotóxicos, embora eles cultivem diferentes plantações, sendo que o mais utilizado é o Glifosato. Foi possível constatar também que o uso de EPIs ocorre, apesar de não ser de forma completa, e que o descarte de embalagens é realizado corretamente pelos produtores. Com os resultados obtidos foram elaborados gráficos que representam a frequência das respostas apresentadas pelos agricultores. Por meio deste trabalho de pesquisa, os alunos foram capazes de compreender os perigos que os agrotóxicos trazem à nossa saúde e ao meio ambiente, e também como é a utilização e descarte dos agrotóxicos e uso de EPIs pelos produtores rurais do município, bem como conseguiram entender um pouco como é o funcionamento de um trabalho científico e sua importância na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to teach elementary students from Escola Estadual de Canudos do Vale (Canudos do Val public school) how to use scientific method to develop their understanding about the impact of pesticides on human health and the environment. The data was collected by nineth grade students; they applied a questionnaire to twelve farmer families in town. The questionnaires showed as results that all interviewed farmers use pesticides, although they cultivate different crops, the most used being Glyphosate. It was also possible to verify that the use of PPE occurs, although not completely, and that the disposal of packaging is carried out correctly by the producers. The results were analyzed, and graphics were built to show the farmer’s answers. With the research students were able to understand the danger pesticides represent to our health and the environment as well the correct use and discharge of pesticides, and how rural producers wear PPEs. As an addition outcome, the students had learnt how scientific research is conducted and its importance to society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesticidesen
dc.subjectAgroquímicospt_BR
dc.subjectScientific methoden
dc.subjectPerigos ao meio ambientept_BR
dc.subjectRisco à saúde humanapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleO uso do método científico para percepção de estudantes sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001165463pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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