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dc.contributor.advisorFachinetto, Rochele Fellinipt_BR
dc.contributor.authorTodesco, Luísa Koziniewskipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T06:47:07Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280728pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa compreender como tem se configurado a produção acadêmica brasileira que define como tema de pesquisa a questão das mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, foram analisadas 107 teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços significativos tanto no volume de produção quanto na diversidade dos temas abordados, ainda persistem desafios importantes, como a necessidade de maior variação metodológica e a inclusão de temas sub-representados, além da expansão das pesquisas para outras regiões e universidades do país. Este artigo contribui para o campo da Educação e dos Estudos de Gênero ao atualizar o estado da arte sobre as mulheres estudantes da EJA, mapeando avanços, interesses e lacunas. Investigar e expandir o entendimento sobre essa modalidade de ensino e suas estudantes é fundamental para garantir uma educação inclusiva e representativa, além de contribuir, em última análise, para a melhoria das condições educacionais e de vida dessas mulheres.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to understand how Brazilian academic production focused on women students in Youth and Adult Education has been configured. Using a bibliographic research methodology, 107 theses and dissertations available in the Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES and the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações were analyzed. The research revealed that, despite significant advances in both the volume of production and the diversity of topics covered, important challenges remain, such as the need for greater methodological variation and the inclusion of under-represented topics, as well as the expansion of research to other regions and universities in the country. This article contributes to the field of Education and Gender Studies by updating the state of the art on women students in the EJA, mapping advances, interests and gaps. Investigating and expanding the understanding of this type of education and its students is fundamental to guaranteeing an inclusive and representative education, as well as ultimately contributing to improving the educational and living conditions of these women.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education (EJA)en
dc.subjectWomen in EJAen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectAcademic productionen
dc.subjectBibliographical researchen
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleMulheres Estudantes na Educação de Jovens e Adultos : uma Análise da Produção Acadêmica Brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212981pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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