Mulheres Estudantes na Educação de Jovens e Adultos : uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira
dc.contributor.advisor | Fachinetto, Rochele Fellini | pt_BR |
dc.contributor.author | Todesco, Luísa Koziniewski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T06:47:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280728 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo visa compreender como tem se configurado a produção acadêmica brasileira que define como tema de pesquisa a questão das mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, foram analisadas 107 teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços significativos tanto no volume de produção quanto na diversidade dos temas abordados, ainda persistem desafios importantes, como a necessidade de maior variação metodológica e a inclusão de temas sub-representados, além da expansão das pesquisas para outras regiões e universidades do país. Este artigo contribui para o campo da Educação e dos Estudos de Gênero ao atualizar o estado da arte sobre as mulheres estudantes da EJA, mapeando avanços, interesses e lacunas. Investigar e expandir o entendimento sobre essa modalidade de ensino e suas estudantes é fundamental para garantir uma educação inclusiva e representativa, além de contribuir, em última análise, para a melhoria das condições educacionais e de vida dessas mulheres. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to understand how Brazilian academic production focused on women students in Youth and Adult Education has been configured. Using a bibliographic research methodology, 107 theses and dissertations available in the Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES and the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações were analyzed. The research revealed that, despite significant advances in both the volume of production and the diversity of topics covered, important challenges remain, such as the need for greater methodological variation and the inclusion of under-represented topics, as well as the expansion of research to other regions and universities in the country. This article contributes to the field of Education and Gender Studies by updating the state of the art on women students in the EJA, mapping advances, interests and gaps. Investigating and expanding the understanding of this type of education and its students is fundamental to guaranteeing an inclusive and representative education, as well as ultimately contributing to improving the educational and living conditions of these women. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education (EJA) | en |
dc.subject | Women in EJA | en |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Academic production | en |
dc.subject | Bibliographical research | en |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Mulheres Estudantes na Educação de Jovens e Adultos : uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212981 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (750)