Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.contributor.authorMiranda, João Claudio Petrillopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T06:47:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280725pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar formas de utilizar elementos épicos como procedimento de tensionamento na dramaturgia de Nelson Rodrigues a partir da adaptação de uma de suas peças teatrais, O beijo no asfalto (1961). O estudo busca compreender como o trabalho do ator, por meio da utilização do épico como procedimento de tensionamento, possibilita a ressignificação crítica da obra de Nelson Rodrigues. Para isso, abordam-se trabalhos realizados pelo autor, inicialmente A falecida, com a Companhia Teatrofídico, no ano de 2018, O beijo [cancelado] (2023), no Estágio de Atuação do Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS, e por fim O beijo [re]cancelado (2024), objeto prático de estudo resultante de todos esses levantamentos. Nesta pesquisa, para destacar os desdobramentos e referenciar os tensionamentos encontrados, dentro do trabalho de ator e da dramaturgia, apresentam-se alguns autores-chave para a pesquisa e embasamento teórico, como o filósofo Roland Barthes, que traz o conceito poético de punctum, e o pesquisador Renato Ferracini, que utiliza este meio como um elemento que também é utilizado para o processo de criação. Para traçar paralelos entre o trabalho aqui desenvolvido e o épico em Nelson Rodrigues, são referências as obras de Anatol Rosenfeld e Bertolt Brecht. Para isso, propõe-se como metodologia de pesquisa a mescla entre o estudo de caso, no qual aportam-se os saberes obtidos da articulação do trabalho teórico com o prático, e as entrevistas com pessoas que trabalharam com a obra de Nelson Rodrigues em algum momento de suas trajetórias, estabelecendo um recorte, a fim de abarcar os objetivos almejados e entender a urgência de um olhar apurado para obras do passado.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to identify ways of using epic elements as a tensioning procedure in Nelson Rodrigues‘ dramaturgy based on the adaptation of one of his plays, O beijo no asfalto (1961). The study seeks to understand how Nelson Rodrigues' work can enable, through the use of the epic as a tensioning procedure, the redefinition of his work through the work of an actor, which permeates the creation of characters, staging and text. To this end, works carried out by the author are discussed, initially A falecida, with Companhia Teatrofídico, in 2018, O beijo [cancelado] (2023), in the Acting Internship of the Department of Dramatic Art (DAD) at UFRGS, and finally O beijo [re]cancelado (2024), a practical object of study resulting from all these surveys. In this research, to highlight the developments and reference the tensions found, within the actor's work and dramaturgy, some key authors for the research and theoretical basis are presented, such as the philosopher Roland Barthes, who brings the poetic concept of punctum, and researcher Renato Ferracini, who uses this medium as an element that is also used in the creation process. To draw parallels between the work developed here and the epic in Nelson Rodrigues, the works of Anatol Rosenfeld and Bertolt Brecht are references. To this end, the research methodology is proposed to be a mix between the case study, in which the knowledge obtained from the articulation of theoretical and practical work is contributed, and interviews with people who worked with Nelson Rodrigues' work at some point. moment of their trajectories, establishing a cut in order to encompass the desired objectives and understand the urgency of a detailed look at works from the past.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpic theateren
dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980pt_BR
dc.subjectTension pointsen
dc.subjectTeatro épicopt_BR
dc.subjectTensão : Artes cênicaspt_BR
dc.subjectActor worken
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.titleO beijo [re]cancelado : o épico como procedimento de tensionamento da obra de Nelson Rodriguespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples