Um estudo sobre as perguntas dos estudantes a partir de problemas e casos envolvendo polímeros : características e conexões
dc.contributor.advisor | Simon, Nathália Marcolin | pt_BR |
dc.contributor.author | José, Jéssica Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T06:55:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280685 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresenta-se a análise e a caracterização de casos e problemas com a temática polímeros, bem como de perguntas produzidas por estudantes a partir da apresentação de suas resoluções. As atividades foram realizadas em dois contextos distintos. No primeiro momento, a aplicação ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estudantes do curso de Licenciatura em Química e, posteriormente, a atividade foi aplicada na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com estudantes do curso Técnico em Química. Nestes cenários, quatro atividades investigativas (dois estudos de caso e dois problemas, onde ambos envolvem o tema polímeros) foram apresentadas aos discentes, que interagiam através de perguntas feitas sobre as apresentações realizadas. No total, dezesseis estudantes participaram das atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi compreender as possíveis conexões entre as características presentes em problemas e casos sobre polímeros e as perguntas produzidas por estudantes de química a partir das suas resoluções. Os problemas e casos foram disponibilizados pela professora regente da disciplina de Introdução a Polímeros e as perguntas propostas pelos alunos foram registradas através de gravação de áudio e vídeo. De acordo com critérios da literatura, todos os problemas e casos elaborados pela docente foram considerados problemas eficazes e bons casos, respectivamente, e consequentemente, podem aprimorar habilidades usufruídas em sala de aula e no cotidiano. Além disso, o problema “Pote de plástico pode contaminar alimentos no micro-ondas: saiba qual usar” e o caso “O onipresente e misterioso microplástico” foram as atividades que possibilitaram maior relação entre os questionamentos e o contexto da atividade, principalmente por conta das perguntas técnicas, das provocações e do relatório solicitado. No decorrer das atividades foram coletadas 23, sendo 13 questionamentos com caráter investigativo, principalmente pertencentes a categoria de predição e opinião. Ao mesmo tempo, destaca-se que foi obtido 10 perguntas informativas, sobretudo referente a categoria de descrição e generalização. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the analysis and characterization of cases and problems with the theme of polymers, as well as questions produced by students from the presentation of their resolutions. The activities were carried out in two different contexts. At first, the application took place at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) with students from the Degree in Chemistry and, later, the activity was applied at the Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, with students from the Technical Course in Chemistry. In these scenarios, four investigative activities (two case studies and two problems, where both involve the topic of polymers) were presented to the students, who interacted through questions asked about the presentations made. In total, sixteen students participated in the activities. Therefore, the objective of this work was to understand the possible connections between the characteristics present in problems and cases about polymers and the questions produced by chemistry students from their resolutions. The problems and cases were made available by the regent teacher of the Introduction to Polymers discipline and the questions proposed by the students were recorded through audio and video recording. According to literature criteria, all problems and cases developed by the teacher were considered effective problems and good cases, respectively, and consequently, they can improve skills enjoyed in the classroom and in everyday life. In addition, the problem “Plastic pots can contaminate food in the microwave: know which to use” and the case “The onmipresent and mysterious microplastic” were the activities that allowed a greater relationship between the questions and the context of the activity, mainly due to technical questions, provocations and the requested report. During the activities, 23 were collected, 13 of which were of an investigative nature, mainly belonging to the category of prediction and opinion. At the same time, it is noteworthy that 10 informative questions were obtained, mainly referring to the category of description and generalization. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Analysis of questions | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Estudos de casos | pt_BR |
dc.subject | Polímeros | pt_BR |
dc.subject | Case studies | en |
dc.title | Um estudo sobre as perguntas dos estudantes a partir de problemas e casos envolvendo polímeros : características e conexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Soares, Rosane Michele Duarte | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154177 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (611)