Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorHesse, Fernanda Biancapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T06:55:29Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280677pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de cunho qualitativo, é caracterizada como pesquisa educacional bibliográfica centrada sobre a produção acadêmica publicada nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química pelo período que envolve os anos 2010 até 2020, especificamente associada a trabalhos que abarcam os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A partir de sete etapas distintas de revisão sistemática, a análise foi desenvolvida, abrangendo o emprego de palavras-chave para investigação, passando por realização de análise de conteúdo dos textos da amostra em tela. Os resultados apontam que os autores, em sua maioria, atuam conjuntamente e são vinculados a universidades públicas da região nordeste e sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas verificadas na amostra apresentam o seguinte perfil: são destinadas ao Ensino Médio; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista; privilegiam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em seus processos avaliativos; compreendem estratégias didáticas como aulas expositivas/ dialogadas e atividades investigativas; bem como abordam temáticas contextuais como forma de organização do trabalho, na sala de aula. Como desafios intrínsecos à área de Ensino de Química, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior desenvolvimento e consideração de abordagens pedagógicas que envolvam uma perspectiva centralizada no modelo pedagógico sociocultural; de maior evidência e visibilidade de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos à Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative research is characterized as bibliographic educational focused on the academic production and published on the annals from the National Meeting of Chemistry Teaching by the period between the years 2010 to 2020, specifically associated with works that cover the topics didactic sequences and pedagogical practices. From seven distinct stages of systematic review, the analysis was developed, covering the use of keywords for investigation, going through content analysis of the texts of the sample on screen. The results show that most authors work together and are linked to public universities in the northeast and southeast of Brazil. The pedagogical practices verified in the sample present the following profile was intended for the High School; they are guided by the constructivist pedagogical model; they privilege conceptual, procedural and attitudinal contents in their evaluation processes; comprise didactic strategies such as expository/dialogued classes and investigative activities; as well as addressing contextual issues as a way of organizing work in the classroom. As intrinsic challenges to the Chemistry Teaching area in Brazil, the need is evident: for greater development and consideration of pedagogical approaches that involve a perspective centered on the sociocultural pedagogical model; of greater evidence and visibility of research involving pedagogical practices aimed at Early Childhood Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSystematic reviewen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.titleElementos emergentes de propostas didáticas e práticas Pedagógicas nos anais do encontro nacional de ensino de Química (2010-2020) : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001156052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples