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dc.contributor.advisorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Victor Madeirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:57:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280607pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo analisar o domínio afetivo de professores de matemática do Ensino Médio de um centro social em Porto Alegre-RS em suas práticas pedagógicas, considerando os contextos culturais, sociais e econômicos que atravessam o ensino dessa disciplina. Os aportes teóricos se baseiam nos estudos sobre a Matemática Emocional, em especial a presente na obra de Inés Maria Gómez Chacón. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas com dois professores de matemática com perfil correspondente ao do objetivo proposto. Por meio dessa pesquisa, foi possível identificar as crenças, atitudes e emoções dos entrevistados, bem como as relações desses aspectos com os contextos social, cultural e econômico nos quais atuam. Diante dessas reflexões, confirmou-se a importância de se considerar o domínio afetivo dos professores sobre o ensino de matemática, além dos contextos sociais e culturais em que a educação acontece. Ademais, fortaleceu-se a ideia de que as crenças, atitudes e emoções dos professores não só influenciam a maneira como eles ensinam, mas também moldam a forma como os alunos percebem e se engajam com o aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the affective domain of high school mathematics teachers from a social center in Porto Alegre-RS in their pedagogical practices, considering the cultural, social and economic contexts that permeate the teaching of this subject. The theoretical contributions are based on studies on Emotional Mathematics, especially those found in the work of Inés Maria Gómez Chacón. Methodologically, it was characterized as a qualitative research of the Case Study type. The data were produced through semi-structured interviews, conducted with two mathematics teachers with profiles corresponding to the proposed objective. Through this research, it was possible to identify the beliefs, attitudes and emotions of the interviewees, as well as the relationships of these aspects with the social, cultural and economic contexts in which they work. In view of these reflections, the importance of considering the affective domain of teachers over mathematics teaching was confirmed, in addition to the social and cultural contexts in which education takes place. Furthermore, the idea was strengthened that teachers' beliefs, attitudes and emotions not only influence the way they teach, but also shape the way students perceive and engage with learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducational psychologyen
dc.subjectAffectionen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleAnálise do domínio afetivo de professores de matemática do ensino médio de um centro social em Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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