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dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorGoi, Fernando Pirespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:57Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280600pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a crescente integração das tecnologias digitais na Educação, a presente pesquisa visa investigar qual a contribuição do ambiente de programação Scratch para a construção da noção de variável e o desenvolvimento da escrita simbólica no trabalho com expressões algébricas com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi conduzida por meio de quatro oficinas práticas, utilizando a abordagem construcionista de Papert (1980) e buscando inspiração nos quatro P's da aprendizagem criativa de Resnick (2017). A metodologia, de cunho qualitativo, incluiu a aplicação de dois questionários com o objetivo de conhecer a realidade e o perfil dos participantes em um primeiro momento, e suas percepções sobre as oficinas ao finalizá-las, além da gravação de tela e áudio dos Chromebooks dos alunos e coleta de folhas preenchidas pelos estudantes para acompanhar seus processos durante a atividade de programação. Os resultados indicam que os alunos, ao trabalhar em pares com temas de seu interesse, conseguiram aplicar três dos quatro P's de Resnick (Paixão, Pares e Pensar brincando). No entanto, não desenvolveram projetos de forma livre, conforme previsto pelo último P, seguindo atividades mais direcionadas com o objetivo de promover o desenvolvimento da escrita simbólica. A noção de variável teve sua gênese desenvolvida durante as atividades de programação, que exigiram a coordenação entre os enunciados dos problemas, a linguagem matemática e os blocos de programação do Scratch.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the growing integration of digital technologies in Education, this research aims to investigate the contribution of the Scratch programming environment to the development of the concept of variables and the advancement of symbolic writing in working with algebraic expressions with eighth-grade students in Elementary School. The research was conducted through four practical workshops, using Papert's (1980) constructionist approach and drawing inspiration from Resnick's (2017) Four P's of creative learning. The methodology, qualitative in nature, included the application of two questionnaires: one to understand the participants' background and profile at the outset, and another to gather their perceptions after completing the workshops. Additionally, the study collected screen and audio recordings from students' Chromebooks and analyzed worksheets filled out by the students to track their processes during the programming activity. The results indicate that students, working in pairs on topics of interest to them, were able to apply three of Resnick's Four P's (Passion, Peers, and Playful Thinking). However, they did not develop free-form projects as anticipated by the fourth P, following more guided activities aimed at promoting the development of symbolic writing. The concept of variables was introduced and developed during the programming activities, which required coordination between problem statements, mathematical language, and Scratch programming blocks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectProgrammingen
dc.subjectScratch (linguagem de programação)en
dc.subjectVariaveispt_BR
dc.subjectVariableen
dc.titleProgramação com scratch: uma experiência para aprendizagem de variáveis e escrita simbólica no oitavo anopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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