Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Filipe Marques Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:39Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280577pt_BR
dc.description.abstractO encontro entre a Matemática e a Arte, em especial a Dança, é assunto de pesquisas que visam realizar atividades diferenciadas e lúdicas no ambiente escolar, na Educação Matemática. Norteada pela e buscando responder a pergunta diretriz “Quais as potencialidades de uma sequência de atividades envolvendo danças tradicionalistas gaúchas e matemática no contexto de uma turma de 9ª série?”, foi realizada uma prática de pesquisa ambientada em 3 encontros, totalizando 450 minutos, em uma turma de 9ª série de uma escola municipal de Gravataí - Rio Grande do Sul. Os encontros foram realizados durante o turno regular de aula, então todos os 12 estudantes da turma participaram das atividades. Embasada em Strazzacappa (2001), a pesquisa abordou os benefícios da introdução da Dança no espaço escolar, como a movimentação, o conhecimento do próprio corpo e a educação corporal. Ainda, Hora e Carrasco (2015), Lima (2022), Teixeira (2021) e Martínez (2019) foram referência no estudo da conexão entre a Matemática e a Dança na escola. Também tomou como guias os trabalhos de Moura (2013) e Papert (19851), que discursam sobre o uso de computadores na educação, de maneira mais direta da linguagem LOGO na aprendizagem da matemática no ensino básico. A pesquisa revelou relações como a concretude da Matemática pela Dança e a representação da Dança pela Matemática, especialmente a Geometria. Os estudantes puderam enxergar, através do SuperLogo, uma visão da Arte através da Matemática, com ângulos, segmentos de reta, direções e ritmo.pt_BR
dc.description.abstractThe meeting between Mathematics and Art, especially Dance, is the subject of research that aims to carry out different and playful activities in the school environment, in Mathematics Education. Guided by and seeking to answer the guiding question “What are the potential of a sequence of activities involving traditional Gaucho dances and mathematics in the context of a 9th grade class?”, a research practice was carried out in 3 meetings, totaling 450 minutes, in a 9th grade class at a municipal school in Gravataí - Rio Grande do Sul. The meetings were held during the regular class period, then all of the 12 students in the class participated in the activities. Based on Strazzacappa (2001), the research addressed the benefits of introducing Dance into the school space, such as movement, knowledge of one's own body and body education. Furthermore, Hora and Carrasco (2015), Lima (2022), Teixeira (2021) and Martínez (2019) were references in the study of the connection between Mathematics and Dance at school. It also took as guides the works of Moura (2013) and Papert (19852), which discuss the use of computers in education, more directly from the LOGO language in learning mathematics in basic education. The research revealed relationships such as the concreteness of Mathematics through Dance and the representation of Dance through Mathematics, especially Geometry. Students were able to see, through SuperLogo, a vision of Art through Mathematics, with angles, straight segments, directions and rhythm.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics and danceen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDança : Educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectDance in educationen
dc.subjectSuperLogo (software)en
dc.title“Pra relembrar meu passado”: explorando a relação entre geometria e coreografia na dançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213022pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples