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dc.contributor.advisorBreigeiron, Marcia Kojapt_BR
dc.contributor.authorAgostinho, Luisa Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:44:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280463pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A nível mundial, os dados demonstram que cerca de 1 milhão de gestantes são acometidas pela sífilis por ano, enquanto no Brasil, Porto Alegre/RS é a capital que possui uma das maiores taxas de infecção de sífilis congênita e um dos maiores índices de sífilis gestacional do país. Nesse contexto, há a necessidade de planejar ações de educação em saúde para as gestantes infectadas e nessa perspectiva, foi desenvolvido um material educativo (folder) baseado nas necessidades destas, além de conhecer o perfil socioeconômico das participantes. Objetivo: Elaborar um material educativo sobre sífilis gestacional e congênita, voltado à promoção da saúde, a partir das dúvidas e vulnerabilidades relatadas por mulheres com diagnóstico de sífilis no puerpério imediato e caracterizar o perfil socioeconômico destas. Métodos: Estudo baseado na Metodologia de Echer (2005) no qual possui as seguintes etapas: diagnóstico situacional, levantamento de dados, redação preliminar, consulta a especialistas, revisão do material, avaliação do público alvo, finalização e avaliação do material em uso, porém, o presente estudo seguiu somente as etapas: diagnóstico situacional, levantamento de dados e redação preliminar de um material educativo. Os dados para o desenvolvimento do folder e perfil socioeconômicos foram obtidos por meio do banco de dados do projeto matriz. O conteúdo do material foi elaborado com base na literatura científica por meio de uma revisão integrativa, utilizando as bases: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da National Library of Medicine (PubMed). Resultados: Dispostos em duas etapas, aspectos sociodemográficos das puérperas e pesquisa em base de dados para elaboração do material educativo. Quanto ao perfil das mulheres identificadas: idade entre 25 a 35 anos, brancas, cerca de 11 anos de estudo, renda familiar em torno de um salário mínimo, com parceria fixa e realizaram uma média de 8,75 consultas de pré natal. Quanto à pesquisa nas bases, foram selecionados 28 artigos para análise, contudo apenas 4 estudos da literatura científica foram utilizados, sendo que os protocolos do Ministério da Saúde foram a base para a construção do material. O folder foi desenvolvido na plataforma online de design e comunicação visual Canva, abordando os tópicos acerca da sífilis: conceito da infecção, forma de transmissão, tratamento, consequências para a gestante e recém-nascido e prevenção, dispostos de maneira que facilitem a compreensão, além do layout contribuir para o interesse do leitor. Conclusão: a elaboração de um material educativo (folder) baseado nas dúvidas e vulnerabilidades irá auxiliar nas consultas de pré natal, melhorando a oferta de informações específicas, através de uma linguagem de fácil acesso e compreensão para as gestantes acerca da sífilis. A caracterização do perfil sociodemográfico auxilia na identificação dessa população alvo, assim possibilita uma abordagem mais assertiva no tratamento para sífilis no pré-natal.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSífilis congênitapt_BR
dc.subjectPré-natalpt_BR
dc.subjectGestaçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.titleSífilis na gestação e congênita: construção de um folder educativo a partir da óptica de puérperas diagnosticadas com sífilis no pré-natalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coYamamoto, Ayume Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001211376pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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