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dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorBlumberg, Vanessa dos Santos Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:43:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280420pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo a nível de mestrado, no qual analisamos a contribuição do material Tijolos Táteis na aprendizagem de conceitos aritméticos e algébricos de alunos com e sem acuidade visual. Para isso, desenvolvemos o nosso referencial teórico apoiado, principalmente, nas concepções sobre o ensino e aprendizagem de álgebra presentes em Lins e Gimenez (1997) e Usiskin (1995) e na Teoria de Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval, a qual também foi utilizada como fundamentação para análises dos dados obtidos. Tais estudos embasaram a elaboração, aplicação e análise de uma sequência de atividades que foram implementadas em uma sala de aula comum do 8º ano do Ensino Fundamental. Na elaboração dessa sequência construímos um material tátil que além de possibilitar representações, tratamentos e conversões, proporciona a interação de estudantes com e sem acuidade visual. A partir da análise dos dados obtidos nesta pesquisa, observamos que os estudantes realizaram diferentes representações semióticas, assim como conversões e tratamentos com o uso dos Tijolos Táteis. Ainda é possível afirmar que o uso do material proporcionou interações significativas entre estudantes com e sem acuidade visual. Assim sendo, concluímos que o material Tijolos Táteis pode contribuir para o desenvolvimento de algumas operações aritméticas e de resolução de equações do primeiro grau com uma incógnita em uma sala de aula inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a qualitative research at the master's level, in which we analyze the contribution of Tactile Tiles material in the learning of arithmetic and algebraic concepts by blind and not blind students. For this, we developed our theoretical framework mainly based on conceptions about the teaching and learning of algebra presented in Lins and Gimenez (1997) and Usiskin (1995) and on Raymond Duval's Register Theory of Semiotic Representations, which was also used as a basis for the analysis of the data obtained. Such studies supported the elaboration, application and analysis of a sequence of activities that were implemented in a common classroom in the 8th year of Elementary School. In the elaboration of this sequence, we constructed a tactile material that not only allows representations, treatments, and conversions but also provides interaction for blind and not blind students. From the analysis of the data obtained in this research, we observed that the students performed different semiotic representations, as well as conversions and treatments using the Tactile Tiles. It is also possible to affirm that the use of the material provided meaningful interactions among blind and not blind students. Therefore, we conclude that the Tactile Tiles material may contribute to the development of some arithmetic operations and solving first-degree equations with one unknown in an inclusive classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial tátilpt_BR
dc.subjectTactile materialen
dc.subjectBlind and not blind studentsen
dc.subjectAcuidade visualpt_BR
dc.subjectArithmetic conceptsen
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectAlgebraic conceptsen
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusive classroomen
dc.titleConceitos aritméticos e algébricos para estudantes com e sem acuidade visual: construção de um material acessívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212427pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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