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dc.contributor.advisorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorCalvete, Tatianapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T06:56:26Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280328pt_BR
dc.description.abstractEm março de 2020, o Ministério da Educação determinou a substituição das aulas presenciais por aulas mediadas por tecnologias digitais como alternativa para continuidade das atividades educacionais durante a pandemia de COVID-19 e estabeleceu o Ensino Remoto Emergencial. A suspensão das aulas foi uma medida necessária, pois os espaços educativos presenciais são locais em que o contato é inevitável, mas essa medida obrigou os educadores a repensarem as práticas pedagógicas, buscarem alternativas de ensino e exigiu um extenuante esforço por parte de toda comunidade escolar. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as estratégias didáticas utilizadas por professores de Química no Ensino Médio no Brasil durante o período de Ensino Remoto Emergencial e qual a percepção de motivação nos estudantes. A RSL foi conduzida nas bases de dados ERIC, SciELO Brasil e Google Acadêmico, no período de março de 2020 a setembro de 2022 e 454 artigos foram selecionados de acordo com palavras-chave específicas relacionadas às estratégias didáticas e motivação dos estudantes. Após a aplicação dos critérios de inclusão, exclusão e de qualidade, 21 estudos foram avaliados através da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Identificamos que, apesar das dificuldades de adaptação ao cenário digital, as diferentes estratégias de ensino adotadas foram fatores de motivação extrínseca para a aprendizagem de Química, pois possibilitaram aos estudantes o desenvolvimento da sua autonomia intelectual, estimulando-os a refletirem e argumentarem sobre as atividades propostas, promovendo a construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn March 2020, the Ministry of Education determined the replacement of face-to-face classes with classes mediated by digital technologies as an alternative for the continuity of educational activities during the COVID-19 pandemic and established Emergency Remote Teaching. The suspension of classes was a necessary measure, as face-to-face educational spaces are places where contact is inevitable, but this measure forced educators to rethink pedagogical practices, seek teaching alternatives and required a strenuous effort on the part of the entire school community. Given this context, this work presents a Systematic Literature Review (SLR) on the didactic strategies used by Chemistry teachers in High School in Brazil during the Emergency Remote Teaching period and what the students’ perception of motivation is. The SLR was conducted in the ERIC, SciELO Brasil and Google Scholar databases, from March 2020 to September 2022, and 454 articles were selected according to specific keywords related to didactic strategies and students’ motivation. After applying the inclusion, exclusion and quality criterias, 21 studies were evaluated using Laurence Bardin's Content Analysis. We identified that, despite the difficulties in adapting to the digital scenario, the different teaching strategies adopted were extrinsic motivation factors for learning Chemistry, as they enabled students to develop their intellectual autonomy, encouraging them to reflect and argue about the proposed activities, promoting the construction of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectTeaching methodsen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectRemote chemistry teachingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectStudent motivationen
dc.titleRevisão sistemática da literatura sobre as estratégias didáticas utilizadas pelos professores de química do ensino médio para motivação dos estudantes durante o período de ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001155806pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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