Explorando o domínio afetivo para uma aprendizagem significativa de química
dc.contributor.advisor | Raupp, Daniele Trajano | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Vecchio, Paola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T06:56:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280324 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre práticas docentes com uma turma de primeira série do ensino médio integrado ao Curso Técnico de Química. O objetivo foi investigar a influência da afetividade como intercessor para uma aprendizagem significativa de química, considerando propostas didáticas aplicadas em dois contextos no ano de 2021: o ensino remoto emergencial, de março a agosto, e o ensino presencial, de setembro a dezembro. Diferentes estratégias de ensino foram empregadas com o intuito de desenvolver a afetividade na aprendizagem: o humor e a socialização, com emprego de memes recursos didáticos; a empatia, com uso de personagens ao longo das aulas e avaliações, a admiração pela beleza, através da experimentação, estética e arte, e temas que despertam a curiosidade e o mistério, como radioatividade, astronomia e pesquisa científica. Para tanto, a análise foi feita com base em relatos de aulas e atividades, na interação da turma com as propostas avaliativas em produções escritas e criativas, além de documentos em Google Forms e Google Docs. Utilizou-se como referenciais teóricos as teorias de Aprendizagem Significativa, a neurociência para formação de memórias e a Taxonomia de Bloom, com ênfase do Domínio Afetivo e sua relação com o Domínio Cognitivo para avaliação do material coletado. A partir das observações e análise de resultados, espera-se contribuir para uma educação científica e química plural, afetiva e motivacional através de proposições didáticas que valorizem os educandos em sua complexa existência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is an experience report on teaching practices with a class of first grade of high school integrated to the Technical Course of Chemistry. The objective was to investigate the influence of affectivity as an intercessor for a significant learning of chemistry, considering didactic proposals applied in two contexts in the year 2021: emergency remote teaching, from March to August, and classroom teaching, from September to December. Different teaching strategies were used in order to develop affectivity in learning: humor and socialization, using memes and different didactic resources; empathy, with the use of characters throughout classes and assessments, admiration for beauty, through experimentation, aesthetics and art, and topics that arouse curiosity and mystery, such as radioactivity, astronomy and scientific research. Therefore, the analysis was based on reports of classes and activities, on the interaction of the class with the evaluative proposals in written and creative productions, as well as documents in Google Forms and Google Docs. Meaningful Learning theories, neuroscience for memory formation and Bloom's Taxonomy were used as theoretical references, with emphasis on the Affective Domain and its relationship with the Cognitive Domain to evaluate the collected material. From the observations and analysis of results, it is expected to contribute to a plural, affective and motivational scientific and chemistry education through didactic propositions that value the students in their complex existence. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Affectivity | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.subject | Bloom’s Taxonomy | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.title | Explorando o domínio afetivo para uma aprendizagem significativa de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155365 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (611)