Proposta de uma sequência didática investigativa para o ensino de funções orgânicas no ensino médio
dc.contributor.advisor | Santos, Flávia Maria Teixeira dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Fachini, Daniela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T06:55:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280282 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho relata a elaboração e aplicação de uma sequência didática com o uso de atividades investigativas, em turmas do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Canoas, Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida durante o período de estágio obrigatório de docência do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades investigativas são estratégias importantes para o uso em aulas, pois o aluno assume maior autonomia nas atividades propostas e o professor é um mediador do processo. Na sequência didática proposta são abordados os conteúdos de funções orgânicas e as temáticas combustíveis e alimentos. As aulas e as atividades investigativas propostas foram planejadas com grau de complexidade conforme o perfil observado nas turmas. Três atividades práticas foram propostas, sendo a primeira com o uso de modelos moleculares para o estudo das funções orgânicas e suas propriedades. A segunda atividade prática foi sobre o teor de álcool presente na gasolina, a adulteração de combustíveis e a importância da fiscalização. Na terceira atividade foi abordada a temática dos alimentos, a presença de açúcar nos alimentos e, também, sobre as informações contidas nos rótulos. Os dados coletados constituem-se dos exercícios e relatórios desenvolvidos nas atividades práticas, pelos questionários sobre as atividades práticas, pelas observações e anotações das aulas em caderno de campo. Os resultados mostram as dificuldades na construção do conhecimento químico, principalmente quando exige uma maior capacidade de abstração, e na utilização da linguagem científica. Foi possível observar que as atividades investigativas são importantes estratégias para serem utilizadas em aulas e auxiliar para o desenvolvimento do conhecimento científico e social dos estudantes. Conforme relatos dos alunos as atividades foram interessantes e contribuíram para o aprendizado e interatividade durante as aulas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work reports on the development and implementation of a didactic sequence using investigative activities in third-year high school classes at a state school in the municipality of Canoas, RS. The research was conducted during the mandatory teaching internship period of the Chemistry Teaching Degree program at the Federal University of Rio Grande do Sul. Investigative activities are important strategies for use in classes, as they promote greater autonomy for students in the proposed activities, with the teacher serving as a mediator in the process. The proposed didactic sequence covers the topics of organic functions, fuels, and foods. The lessons and proposed investigative activities were planned with a level of complexity based on the observed profile of the classes. Three practical activities were proposed, with the first one involving the use of molecular models for studying organic functions and their properties. The second practical activity focused on the alcohol content in gasoline, fuel adulteration, and the importance of monitoring. The third activity addressed the topic of food, the presence of sugar in food, and also information contained in labels.The collected data consist of exercises and reports developed in practical activities, questionnaires about practical activities, observations, and notes from the field notebook during classes. The results highlight difficulties in building chemical knowledge, especially when it requires a higher level of abstraction and the use of scientific language. It was observed that investigative activities are crucial strategies for use in classes and can assist in the development of students' scientific and social knowledge. According to student reports, the activities were interesting and contributed to learning and interactivity during classes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental investigativa | pt_BR |
dc.subject | Investigative activity | en |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Organic chemistry | en |
dc.title | Proposta de uma sequência didática investigativa para o ensino de funções orgânicas no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198256 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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