Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiebach, Alessandro Donadiopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Vanessa Bock dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T06:54:09Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280052pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a mobilidade urbana em Porto Alegre, com foco no transporte público entre 2019 e 2022, buscando entender o impacto da pandemia de COVID-19. Utilizando metodologias exploratórias, analíticas e descritivas, a pesquisa revisou a literatura relevante e analisou dados demográficos e operacionais do transporte público, fornecidos pela prefeitura, EPTC e outras entidades responsáveis. Os resultados indicam uma deterioração significativa no serviço, com aumento de tarifas e subsídios mal utilizados, impossibilitando uma melhora na qualidade do transporte público e agravando a situação das populações de baixa renda, dependentes deste modal. Apesar de avanços tecnológicos e incrementos na acessibilidade, a falta de políticas eficazes a melhoria da mobilidade urbana e de investimentos para o aprimoramento do transporte coletivo são evidentes. O processo de privatização da Carris em 2023, é o mais recente exemplo da tendência de sucateamento do sistema. O estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas eficientes para reverter o declínio do transporte público e promover uma mobilidade urbana mais sustentável em Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze urban mobility in Porto Alegre, focusing on public transportation between 2019 and 2022, and seeking to understand the impact of the COVID-19 pandemic. Using exploratory, analytical, and descriptive methodologies, the research reviewed relevant literature and analyzed demographic and operational data on public transportation provided by the city government, EPTC, and other responsible entities. The results indicate a significant deterioration in service, with fare increases and misused subsidies preventing improvements in public transportation quality and worsening the situation for low-income populations dependent on this mode. Despite technological advancements and improvements in accessibility, the lack of effective policies for improving urban mobility and investments to enhance public transportation are evident. The privatization process of Carris in 2023 is the most recent example of the system's deterioration trend. The study highlights the urgent need for efficient public policies to reverse the decline of public transportation and promote more sustainable urban mobility in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectPublic transportationen
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectSubsidyen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectNegative externalityen
dc.subjectCOVID-19en
dc.titleDiagnóstico de mobilidade urbana : os efeitos da Covid-19 no transporte público de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212823pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples