Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorGrazziola, Thiago Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T06:53:32Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280041pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve e analisa como ocorre a construção docente de um professor de Educação Física em formação, a partir de um estudo narrativo e autobiográfico, utilizando as vivências realizadas em dois programas de iniciação à docência (PIBID e Residência Pedagógica), monitoria acadêmica e estágio docente obrigatório. É conduzido pela noção de Mizukami (apud Conceição et al, 2014), onde tornar-se professor, é um caminho que se inicia nas primeiras vivências escolares ainda como estudante. Com estas experiências, os professores se constroem, familiarizando-se com a cultura escolar e entrando em contato com os “nativos” dessa instituição. Através das narrativas, busquei estudar como as aprendizagens realizadas durante a formação inicial, auxiliaram em minha construção como docente. Compreendi que ela se deu pela pluralidade de vivências e saberes construídos e refletidos durante as minhas trajetórias, incluindo desde a socialização familiar até a profissional. A partir de reflexões, junto da reconstrução dos conhecimentos aprendidos, busquei entender como se construíram os saberes utilizados na minha ação docente nos dias de hoje. Portanto, este trabalho auxilia o professor em formação a compreender os contextos nos quais as experiências mais representativas aconteceram ao longo de suas trajetórias, para que seja possível aperfeiçoar ações semelhantes que possam acontecer no futuro da carreira como docente.pt_BR
dc.description.abstractThis work describes and analyzes how the teaching construction of a Physical Education teacher in training occurs, based on a narrative and autobiographical study, using the experiences carried out in two teaching initiation programs (PIBID and Pedagogical Residency), academic monitoring and supervised teaching internship. It is driven by the notion of Mizukami (apud Conceição et al, 2014), where becoming a teacher is a path that begins in the first school experiences while still a student. With these experiences, teachers build themselves, becoming familiar with the school culture and coming into contact with the “natives” of that institution. Through the narratives, I aimed to study how the learning carried out during initial training helped in my construction as a teacher. I understood that it was due to the plurality of experiences and knowledge constructed and reflected during my trajectories, including everything from family to professional socialization. Based on reflections, along with the reconstruction of the knowledge learned, I tried to understand how the knowledge used in my teaching activities today was constructed. Therefore, this work helps the teacher in training to understand the contexts in which the most representative experiences occurred throughout their careers, so that it is possible to improve similar actions that may occur in the future of their career as a teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleMe construindo docente : trajetórias de um professor de Educação Física em formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples