Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Ana Beatriz Tittoni dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:51:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279809pt_BR
dc.description.abstractOs Cursinhos Populares são um movimento social e educativo que visa preparar educandos de baixa renda para as provas de vestibular e ENEM, utilizando a pedagogia da educação popular de Paulo Freire (Serrano, 2020). Minha experiência como professora estagiária em um cursinho popular e em uma escola da zona sul de Porto Alegre me permitiu constatar que há uma grande diferença quanto à motivação dos estudantes de cursinho popular e do ensino regular público no que tange ao ingresso na universidade pública. A sensação de pertencimento a uma instituição de ensino, segundo Silva (1999), é importante no processo de longa permanência escolar, que culmina no ingresso em instituições de ensino superior. Logo, investigar a sensação de pertencimento de jovens de escolas públicas é importante para se compreender o fenômeno de redução no número de inscritos no ENEM e principais vestibulares. Portanto, este trabalho objetiva relatar e refletir se a experiência de participar de um cursinho popular potencializa o sentimento de pertencimento ao ensino superior público por parte de educandos de escolas públicas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro ex-educandos de cursinhos populares de Porto Alegre que atualmente são estudantes em Universidades Públicas do estado do Rio Grande do Sul. Estas entrevistas foram analisadas visando compreender quais aspectos da trajetória de vida destes estudantes os motivaram a entrar na universidade e o papel do cursinho popular neste processo de entendimento da universidade pública como um local onde eles têm o direito de estar. Todos os educandos entrevistados almejavam ingressar no ensino superior previamente à entrada no cursinho popular, porém somente dois se viam ingressando em uma universidade pública. Além disso, para todos os entrevistados pareceu normalizado o ingresso ao ensino superior após o término do ensino médio, contrastando com o que foi encontrado por Silva (1999). Em diversos momentos da entrevista foi constatado que todos os entrevistados se sentiam pertencentes ao ensino superior público, sendo que parte dos entrevistados atribuem esse sentimento à passagem pelo cursinho popular. Portanto, o cursinho popular poderia servir como um potencializador da sensação de pertencimento, mas este não é o único fator que deve ser considerado como motivação para ingresso no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThe Cursinhos Populares are an educational social movement that aims to prepare students of low income to ENEM and the major Vestibulares tests using Popular Education Pedagogy by Paulo Freire methodology(Serrano, 2020).My experience as an intern teacher in a public school in the south side district of Porto Alegre, allowed me to observe that students from the local public system that participated or not in a Cursinho Popular have different motivations regarding the entrance in Public Universities. The feeling of belonging into a university, according to Silva (1999) is important in the process of long permanence in school, which culminates in the application into higher education institutions. Therefore, to investigate the feeling of belonging to public universities by students from public schools it's important to understand the phenomenon of decrease in numbers of appliances for universities via ENEM and Vestibular. Thus, this research aims to report and reflect if the experience of participating in a Cursinho Popular increases the feeling of belonging into Public Universities by students from public schools. Hence, we performed four semi structured interviews with former students from Cursinhos Populares of Porto Alegre that are currently Public University Students in the state of Rio Grande do Sul. These interviews were analyzed aiming to comprehend which aspects of their life trajectory motivated them to apply to university and what part the Cursinho Popular have in this process of understanding Public Universities as a place where they not only deserve but also have the right to be. All students interviewed long to apply to universities previously their entrance in the Cursinho Popular, however only two of them saw themselves in a Public University. Furthermore, for all students interviewed, the entrance in a university as a student after the completion of high school seemed the normal pathway, which contrasts with what Silva (1999) found in his research. In several moments of the interview it was noticeable that all students felt like they belonged in their Public Universities, however only two of them believe that this feeling is due to the Cursinho Popular. Therefore, the Cursinho Popular could serve as an amplifier of the feeling of belonging to a Public University by Students from Public Schools, yet these aspect is not the only factor that must be considered as a motivation to apply for Public Universities, as family and the believe in the power of education as a way to ascend in Society are also important factors to the feeling of belonging in the Public University System.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPopular coursesen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectBelongingen
dc.subjectPublic universitiesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePerspectivas de ex-educandos de Cursinho Popular : pertencer ao que sempre foi seu, o Ensino Superior públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples