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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorGigante, Andressa Schützpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:50:51Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279797pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho visa compreender como o Referencial Curricular Gaúcho e a Base Nacional Comum Curricular apresentam suas propostas de trabalho sobre Educação Sexual no Ensino Básico. A pesquisa qualitativa documental foi realizada através da análise das versões oficiais, divulgadas pelo Ministério da Educação e pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Buscou-se identificar quais são as proposições centrais de ambos os documentos, buscando as complementaridades e/ou divergências entre ambos documentos e apontar quais possíveis desdobramentos estas teriam sobre a aplicação das aulas de Educação Sexual no ensino no Rio Grande do Sul. Observou-se mais a ocorrência das palavras “sexualidade” e “gênero” no Referencial Curricular Gaúcho para Ensino Médio do que na BNCC e no RCG para ensino fundamental, o que pode estar atrelado a idade dos alunos nesta etapa de ensino e a menor visibilidade do RCG a grupos conservadores pelo caráter regional do documento.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tiene como objetivo analizar cómo el Referencial Curricular Gaúcho y la Base Nacional Comum Curricular abordan la Educación Sexual en la Educación Básica. Se llevó a cabo una investigación cualitativa documental mediante el análisis de las versiones oficiales proporcionadas por el Ministerio de Educación y la Secretaría de Educación de Rio Grande do Sul. Se buscó identificar las propuestas centrales de ambos documentos, comparando sus complementariedades y divergencias, y evaluar las posibles repercusiones para la implementación de las clases de Educación Sexual en el sistema educativo de Rio Grande do Sul. Se observó que las palabras “sexualidad” y “género” aparecen con mayor frecuencia en el Referencial Curricular Gaúcho para la Educación Secundaria en comparación con la BNCC y el RCG para la Educación Primaria. Esta diferencia podría deberse a la edad de los alumnos y a la menor visibilidad del RCG por su carácter regional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación sexuales
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectBNCCes
dc.subjectCurrículo : Educação básicapt_BR
dc.subjectReferencial curricular gaúchoes
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleSexualidade e currículo escolar : análise das diretrizes no referencial curricular gaúcho e na BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212502pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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