Sexualidade e currículo escolar : análise das diretrizes no referencial curricular gaúcho e na BNCC
dc.contributor.advisor | Camargo, Tatiana Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gigante, Andressa Schütz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T06:50:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279797 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho visa compreender como o Referencial Curricular Gaúcho e a Base Nacional Comum Curricular apresentam suas propostas de trabalho sobre Educação Sexual no Ensino Básico. A pesquisa qualitativa documental foi realizada através da análise das versões oficiais, divulgadas pelo Ministério da Educação e pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Buscou-se identificar quais são as proposições centrais de ambos os documentos, buscando as complementaridades e/ou divergências entre ambos documentos e apontar quais possíveis desdobramentos estas teriam sobre a aplicação das aulas de Educação Sexual no ensino no Rio Grande do Sul. Observou-se mais a ocorrência das palavras “sexualidade” e “gênero” no Referencial Curricular Gaúcho para Ensino Médio do que na BNCC e no RCG para ensino fundamental, o que pode estar atrelado a idade dos alunos nesta etapa de ensino e a menor visibilidade do RCG a grupos conservadores pelo caráter regional do documento. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tiene como objetivo analizar cómo el Referencial Curricular Gaúcho y la Base Nacional Comum Curricular abordan la Educación Sexual en la Educación Básica. Se llevó a cabo una investigación cualitativa documental mediante el análisis de las versiones oficiales proporcionadas por el Ministerio de Educación y la Secretaría de Educación de Rio Grande do Sul. Se buscó identificar las propuestas centrales de ambos documentos, comparando sus complementariedades y divergencias, y evaluar las posibles repercusiones para la implementación de las clases de Educación Sexual en el sistema educativo de Rio Grande do Sul. Se observó que las palabras “sexualidad” y “género” aparecen con mayor frecuencia en el Referencial Curricular Gaúcho para la Educación Secundaria en comparación con la BNCC y el RCG para la Educación Primaria. Esta diferencia podría deberse a la edad de los alumnos y a la menor visibilidad del RCG por su carácter regional. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación sexual | es |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | BNCC | es |
dc.subject | Currículo : Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Referencial curricular gaúcho | es |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Sexualidade e currículo escolar : análise das diretrizes no referencial curricular gaúcho e na BNCC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212502 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)