A arte do origami como ferramenta na conscientização sobre os répteis do Rio Grande do Sul através da educação ambiental
dc.contributor.advisor | Martins, Márcio Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Arruda, Matheus Lemos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T06:50:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279790 | pt_BR |
dc.description.abstract | Todos os conteúdos que compreendem a Educação Ambiental eram discutidos por muitos anos antes de o termo ter sido pautado na década de 60. Foi a partir da década de 70, que a Educação Ambiental começou seu processo de internacionalização, no mesmo período em que o globo se tornava cada vez mais industrializado. A partir disso, durante as próximas décadas, encontros, eventos e programas foram sendo criados para criar regras e diretrizes para definirem objetivos e estratégias a serem atingidos pela EA. Enquanto isso, no Brasil, eram criados órgãos e políticas em decorrência dos eventos mundiais. Inúmeros conceitos foram elaborados para tentar definir o que seria Educação Ambiental, todos com interpretações diferentes. Uma ferramenta muito útil que pode ser usada na EA é o origami. A arte de dobrar papel japonesa se mostrou muito benéfica no contexto pedagógico ao melhorar a aprendizagem de conteúdos diversos quando aplicado, além de melhorar características psicossomáticas e neurogênicas. A aplicação do origami em uma atividade que busca aumentar a conscientização acerca da conservação de um grupo de animais, por exemplo os répteis, é muito válida. O grupo dos répteis tende a ser visto como asqueroso e perigoso por grande parte da população. Algumas espécies são vítimas de morte apenas por preconceito, portanto qualquer tentativa de aproximar as pessoas desses animais e educá-las é de suma importância. Diante desse cenário, o presente trabalho busca produzir um material de Educação Ambiental que utilize o origami como ferramenta lúdica/pedagógica em prol da conservação dos répteis do Rio Grande do Sul e conscientização da população. A metodologia foi baseada na escolha de espécies de répteis do Rio Grande do Sul que contemplem os principais grupos. As espécies selecionadas foram: Caiman latirostris, Chelonia mydas, Trachemys dorbigni, Oxyrhopus rhombifer, Xenodon dorbignyi e Liolaemus arambarensis. Para cada espécie foram criadas três páginas de material, a primeira como capa, a segunda com informações sobre a espécie e a terceira com o modelo de origami. O trabalho pretende auxiliar na conexão das pessoas com os répteis, através de informações e das dobraduras para que a visão sobre eles seja desmistificada, resultando em uma maior preservação. | pt_BR |
dc.description.abstract | All the content that comprises Environmental Education was discussed for many years before the term was adopted in the 1960s. It was in the 1970s that Environmental Education began its process of internationalization, at the same time that the world was becoming increasingly industrialized. From then on, during the following decades, meetings, events and programs were created to create rules and guidelines to define objectives and strategies to be achieved by Environmental Education. Meanwhile, in Brazil, agencies and policies were created as a result of world events. Numerous concepts were developed to try to define what Environmental Education would be, all with different interpretations. A very useful tool that can be used in Environmental Education is origami. The Japanese art of paper folding has proven to be very beneficial in the pedagogical context by improving the learning of diverse content when applied, in addition to improving psychosomatic and neurogenic characteristics. The application of origami in an activity that seeks to raise awareness about the conservation of a group of animals, for example reptiles, is very valid. Reptiles tend to be seen as disgusting and dangerous by a large part of the population. Some species are victims of death simply due to prejudice, so any attempt to bring people closer to these animals and educate them is of utmost importance. Given this scenario, this work seeks to produce environmental education material that uses origami as a playful/pedagogical tool in favor of the conservation of reptiles in Rio Grande do Sul and to raise awareness among the population. The methodology was based on the selection of reptile species from Rio Grande do Sul that include the main groups. The selected species were: Caiman latirostris, Chelonia mydas, Trachemys dorbigni, Oxyrhopus rhombifer, Xenodon dorbignyi and Liolaemus arambarensis. Three pages of material were created for each species, the first as a cover, the second with information about the species and the third with the origami model. The work aims to help connect people with reptiles, through information and origami so that the view of them is demystified, resulting in greater preservation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Origami | en |
dc.subject | Répteis | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Reptiles | en |
dc.subject | Conservation | en |
dc.subject | Conservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Origami | pt_BR |
dc.title | A arte do origami como ferramenta na conscientização sobre os répteis do Rio Grande do Sul através da educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212380 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)