Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Jonas Dillenburgpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:50:27Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279786pt_BR
dc.description.abstractOs jogos didáticos oferecem aos professores a possibilidade de executar aulas mais dinâmicas e que estimulem mais a participação dos alunos, favorecendo, assim, uma aprendizagem mais completa e que estimule a colaboração e a criatividade dos alunos. Neste contexto, jogos de RPG permitem uma maior liberdade e autonomia aos alunos, aumentando a sua participação direta no processo de aprendizagem e abrindo portas para abordagens mais amplas e que melhor insiram os conteúdos dentro de um contexto interessante e mais próximo de situações reais. Este trabalho buscou desenvolver e testar um jogo de RPG de mesa voltado para o ensino de Biologia para o Ensino Médio. Através de uma busca na BNCC, foi escolhido o tema da conservação e preservação da biodiversidade, tanto pela sua relevância quanto por envolver aspectos tanto científicos quanto políticos e sociais. Os objetivos específicos incluíram (1) planejar um jogo que auxilie na distinção entre conservação e preservação da natureza, (2) apresente algumas das dificuldades de proteger a biodiversidade, (3) ensine, através de uma experiência imersiva, simulando situações reais, a importância de políticas públicas na conservação da biodiversidade e (4) a validação deste jogo através de especialistas. A partir desse tema e destes objetivos, foi desenvolvido um RPG usando uma versão simplificada das regras do sistema Dungeons & Dragons 5ª edição. Inicialmente foi escrito um roteiro de uma narrativa, colocando os jogadores como pesquisadores estudando espécies ameaçadas na Amazônia e buscando estratégias de conservação e preservação para protegê-las. Este roteiro foi complementado por um mapa desenhado de uma região fictícia da floresta, bem como alguns modelos de personagens com habilidades definidas de acordo com as regras estabelecidas do jogo. A validação do protótipo foi feita por cinco especialistas e consistiu de uma sessão do jogo seguida de uma discussão em que os testadores deram suas opiniões e sugestões sobre o RPG. Além disso, eles responderam um questionário em escala Likert de 5 pontos, avaliando sua satisfação com diferentes aspectos do jogo. A partir disso, foi constatado um bom potencial para a aplicação de RPGs para o ensino de conservação e preservação da biodiversidade, apesar de haver desafios, como o manejo do tempo e uma falta de objetividade do roteiro. O jogo foi avaliado como interessante e divertido, mas necessitando de melhorias para o uso em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractEducational games offer teachers the possibility of executing more dynamic classes, stimulating student participation and therefore allowing for a more complete learning process, encouraging creativity and collaboration from the students. In this context, Role Playing Games (RPGs) allow students a greater freedom and autonomy, giving them more direct participation in the learning process and opening doors for broader teaching approaches, that put subjects in more interesting contexts and closer to real situations. This research sought to develop a tabletop RPG game for teaching High School Biology. Through searching the Common National Curriculum Base (BNCC), the topic of conservation and preservation of biodiversity was choses, due to its relevance in the current context of the world as well as its inclusion of both scientific and sociopolitical components. The specific goals of this study included (1) planning a game that aids in the distinction between preservation and conservation of nature, (2) presents some of the challenges in protecting the environment, (3) teaches the importance of public policies in preservation and conservation efforts through a more immersive experience, simulating real life scenarios and (4) validating the game with specialists. Using the chosen topic and the goals set for the game, an RPG was developed using a simplification of the rules from the system Dungeons & Dragons 5th edition. Firstly, a narrative plot was written, in which the players would take on the roles of scientists, researching the situation of endangered species in the Amazon rainforest and trying to come up with preservation and conservation strategies for the protection of these species. A map of a fictitious region of the Amazon was drawn and templates for characters containing their stats, according to the rules of the game, were made complementary to the plot. The validation of the prototype was made by five specialists, and was achieved through a test session of the game being played, followed by a discussion in which the testers gave their feedback and suggestions in regards to the RPG. Afterwards, they answered a 5 point Likert scale, evaluating their satisfaction with different aspects of the game. From this feedback, a great potential for the application of RPGs about conservation and preservation of biodiversity, despite some challenges, such as time management and a lack of objectivity in the plot being noticed. The game was evaluated as being interesting and fun, but needing improvements in order to be applied in a classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectRPGen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectConservationen
dc.subjectPreservationen
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleSubindo de nível : ganhando experiência com jogos de RPG no ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples