Diferenças metodológicas no ensino de futsal : um relato de experiência
dc.contributor.advisor | Ginciene, Guy | pt_BR |
dc.contributor.author | Tigik, Jean Carlo Paim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:38:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279231 | pt_BR |
dc.description.abstract | O esporte cria um ambiente possível para auxiliar na formação do indivíduo, tanto para o desenvolvimento deste na prática esportiva, quanto para a sua vida em comunidade. Percebe-se que, nos últimos anos houve um decréscimo na prática de atividades físicas por crianças e adolescentes quando comparado com gerações anteriores. Estamos inseridos numa cultura onde o futebol/futsal é muito vivo, e, assim, existem diversas práticas extracurriculares voltadas para estes esportes. O tema que guia este trabalho é o choque de gerações na docência e as diferentes metodologias na prática pedagógica do futsal em contexto da escolinha. A metodologia aplicada é a do relato de experiência, que visa analisar fatos ocorridos que possam fornecer elementos para responder ao objetivo deste trabalho. Dentre os resultados há a discussão a respeito dos motivos de haver favorecimento de práticas técnico-táticas dentro da escola de futsal, dado o contexto da instituição em que o trabalho é desenvolvido. Destaca-se que, quando as metodologias analíticas e globais são empregadas de forma convergente, é possível atingir um resultado satisfatório. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sports creates a possible environment to assist in the formation of the individual, both for their development in sports practice and for their life in the community. It is clear that in recent years there has been a decrease in the practice of physical activities by children and teenagers when compared to previous generations. Soccer and futsal takes a special place in our culture, and, therefore, there are several extracurricular practices focused on these sports. The theme that guides this essay is the clash of generations in teaching and the different methodologies in the pedagogical practice of futsal in a school context. The methodology applied is that of an experience report, which aims to analyze events that may provide some data to answer the objective of this essay. Among the results there is a discussion regarding the reasons why technical-tactical practices are favored within the futsal school, given the context of the institution which the work is developed. It is noteworthy that, when analytical and global methodologies are used in a convergent manner, it is possible to achieve a satisfactory result. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodology | en |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Extracurricular | en |
dc.subject | Experience | en |
dc.title | Diferenças metodológicas no ensino de futsal : um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001210945 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1262)