Interações a partir da percussão com o público idoso : um estudo sobre gostos e memória musical
dc.contributor.advisor | Cuervo, Luciane da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitz, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:37:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279215 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o contexto do fazer musical com pessoas idosas, através da prática coletiva de percussão em acompanhamento de canções da música popular brasileira (MPB), e busca entender gostos e preferências musicais deste público. Partindo da revisão teórica sobre o tema da prática musical e percussão, memória e gostos musicais de pessoas idosas, realizou- se uma oficina de música na Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN) em Porto Alegre/RS. Por meio da pesquisa de intervenção cartográfica, desenvolve o trabalho com registro da coleta de dados por meio de diários de campo, aplicação de formulário online entre profissionais da saúde da referida instituição e registros de áudio, imagem e vídeo da intervenção durante uma oficina de música de 4 encontros presenciais de 50 minutos cada. Os achados da pesquisa encontraram respaldo na fundamentação teórica, pelos benefícios que a prática musical traz para pessoas idosas, e foi possível perceber preferências musicais em letras em português de canções da música popular brasileira entre as décadas de 1950-1970. Considerou-se bom o nível de engajamento dos(as) participantes nas atividades propostas, mesmo entre pessoas acometidas por doenças neurodegenerativas com perda de memória e/ou audição, limitações de mobilidade ou questões de saúde mental como senilidade etc. Este engajamento foi percebido também através do envolvimento e interesse em cantar, e acompanhamento percussivo das canções, com resgates de letras e verbalizações antes reservadas, incluindo pessoas de pouca manifestação verbal; constatou-se execução de percussões em relativamente boa condução métrica e rítmica e interação por meio de práticas de percussão instrumental, contemplando pessoas idosas com acometimento de doenças que afetam aspectos motores ou neurodegenerativos leves a moderados, ou com distúrbios de saúde mental que causam inibição e isolamento social. De modo geral, foi possível perceber os benefícios da prática musical nas interações propostas, a demanda reprimida junto a este público, e a relevância, portanto, de ações que envolvam pessoas idosas e a música. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work addresses the context of making music with elderly people, through the collective practice of percussion accompanying Brazilian popular music (MPB) songs and seeks to understand the tastes and musical preferences of this audience. Starting from the theoretical review on the topic of musical practice and percussion, memory and musical tastes of elderly people, a music workshop was held at the Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio dos Necessitados (SPAAN) in Porto Alegre/RS-Brazil. Through cartographic intervention research, it develops work recording data collection through field diaries, application of an online form among health professionals from the institution and audio, image and video recordings of the intervention during a music workshop of 4 face-to-face meetings of 50 minutes each. The research findings found support in the theoretical foundation, due to the benefits that musical practice brings to elderly people, and it was possible to perceive musical preferences in Portuguese lyrics of Brazilian popular music songs between the 1950s and 1970s. The good level of engagement of participants in the proposed activities is considered, even among people affected by neurodegenerative diseases with memory and/or hearing loss, mobility limitations or mental health issues such as senility, etc. This engagement was also perceived through the involvement and interest in singing, and percussive accompaniment to the songs with rescues of lyrics and verbalizations that were previously oppressed, including people with little verbal expression; percussions were performed with relatively good metric and rhythmic conduction and interaction through percussion practices even among people suffering from diseases that affect motor aspects, or mental health disorders that cause inhibition and social isolation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aging | en |
dc.subject | Ritmo | pt_BR |
dc.subject | Rhythm | en |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Collective musical practice | en |
dc.subject | Canto | pt_BR |
dc.subject | Singing | en |
dc.title | Interações a partir da percussão com o público idoso : um estudo sobre gostos e memória musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211111 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Música (193)