Efeitos de aulas de educação física com temática esportiva na aptidão física de crianças e jovens : uma revisão sistemática
dc.contributor.advisor | Kruel, Luiz Fernando Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Laura de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:37:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279188 | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Educação Física na escola promove o desenvolvimento físico, mental e social do estudante, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável. Considerando a redução das horas de aulas de educação física e os hábitos da nova geração, é essencial buscar alternativas atrativas para crianças e adolescentes. A abordagem esportiva surge como uma excelente oportunidade para despertar interesse e melhorar o condicionamento físico dos alunos. O objetivo do estudo foi desenvolver uma revisão sistemática para analisar os estudos que compararam os efeitos das aulas de educação física com intervenções com temática esportiva na aptidão física de crianças e jovens. A estratégia dessa revisão foi realizada de acordo com as recomendações da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca foi realizada nos motores de busca (PubMed, Embase e SPORTDiscus). Foram selecionados 4 artigos que se enquadraram com os critérios de inclusão para a revisão. Os resultados desta revisão indicam que intervenções com foco esportivo têm se mostrado mais eficientes em alguns testes de aptidão física para crianças e adolescentes, quando comparadas ao modelo tradicional de aula de Educação Física. No entanto, a obtenção de conclusões substanciais foi limitada devido à escassez de estudos na área e à falta de consistência das evidências analisadas. Recomenda-se a realização de mais estudos, considerando o número reduzido na literatura, e que estes forneçam uma descrição mais detalhada das intervenções. | pt_BR |
dc.description.abstract | The discipline of Physical Education in school promotes the physical, mental, and social development of students, encouraging the adoption of a healthy lifestyle. Considering the reduction of physical education class hours and the habits of the new generation, it is essential to seek attractive alternatives for children and adolescents. The sports-oriented approach emerges as an excellent opportunity to spark interest and improve the physical fitness of students. The aim of the study was to develop a systematic review to analyze studies comparing the effects of physical education classes with sports-themed interventions on the physical fitness of children and youth. The review strategy was conducted in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) recommendations. The search was carried out in search engines (PubMed, Embase, and SPORTDiscus). Four articles that met the inclusion criteria for the review were selected. The results of this review indicate that sports-focused interventions have proven to be more effective in some physical fitness tests for children and adolescents compared to the traditional model of Physical Education class. However, drawing substantial conclusions was limited due to the scarcity of studies in the field and the lack of consistency in the analyzed evidence. More studies are recommended, considering the limited number in the literature, and these studies should provide a more detailed description of the interventions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Sports activities | en |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Condicionamento físico humano | pt_BR |
dc.subject | Physical conditioning | en |
dc.title | Efeitos de aulas de educação física com temática esportiva na aptidão física de crianças e jovens : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Vargas, Guilherme Droescher de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001210983 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1262)