Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKruel, Luiz Fernando Martinspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laura de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T06:37:28Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279188pt_BR
dc.description.abstractA disciplina de Educação Física na escola promove o desenvolvimento físico, mental e social do estudante, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável. Considerando a redução das horas de aulas de educação física e os hábitos da nova geração, é essencial buscar alternativas atrativas para crianças e adolescentes. A abordagem esportiva surge como uma excelente oportunidade para despertar interesse e melhorar o condicionamento físico dos alunos. O objetivo do estudo foi desenvolver uma revisão sistemática para analisar os estudos que compararam os efeitos das aulas de educação física com intervenções com temática esportiva na aptidão física de crianças e jovens. A estratégia dessa revisão foi realizada de acordo com as recomendações da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca foi realizada nos motores de busca (PubMed, Embase e SPORTDiscus). Foram selecionados 4 artigos que se enquadraram com os critérios de inclusão para a revisão. Os resultados desta revisão indicam que intervenções com foco esportivo têm se mostrado mais eficientes em alguns testes de aptidão física para crianças e adolescentes, quando comparadas ao modelo tradicional de aula de Educação Física. No entanto, a obtenção de conclusões substanciais foi limitada devido à escassez de estudos na área e à falta de consistência das evidências analisadas. Recomenda-se a realização de mais estudos, considerando o número reduzido na literatura, e que estes forneçam uma descrição mais detalhada das intervenções.pt_BR
dc.description.abstractThe discipline of Physical Education in school promotes the physical, mental, and social development of students, encouraging the adoption of a healthy lifestyle. Considering the reduction of physical education class hours and the habits of the new generation, it is essential to seek attractive alternatives for children and adolescents. The sports-oriented approach emerges as an excellent opportunity to spark interest and improve the physical fitness of students. The aim of the study was to develop a systematic review to analyze studies comparing the effects of physical education classes with sports-themed interventions on the physical fitness of children and youth. The review strategy was conducted in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) recommendations. The search was carried out in search engines (PubMed, Embase, and SPORTDiscus). Four articles that met the inclusion criteria for the review were selected. The results of this review indicate that sports-focused interventions have proven to be more effective in some physical fitness tests for children and adolescents compared to the traditional model of Physical Education class. However, drawing substantial conclusions was limited due to the scarcity of studies in the field and the lack of consistency in the analyzed evidence. More studies are recommended, considering the limited number in the literature, and these studies should provide a more detailed description of the interventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSports activitiesen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectCondicionamento físico humanopt_BR
dc.subjectPhysical conditioningen
dc.titleEfeitos de aulas de educação física com temática esportiva na aptidão física de crianças e jovens : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coVargas, Guilherme Droescher dept_BR
dc.identifier.nrb001210983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples