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dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorVaz, Ninto João Bicopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:43:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278667pt_BR
dc.description.abstractO trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa como língua adicional em Guiné Bissau, um país localizado, conforme Namone (2014), na costa ocidental da África. Para tanto, objetiva-se, de modo geral, desenvolver princípios para o ensino e a aprendizagem na perspectiva de práticas de letramento por meio de gêneros discursivos para escolas do ensino básico e secundário no país. Fundamenta-se o trabalho na perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003; 2016) e de Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). São apresentados aportes teóricos sobre aspectos que se julgam relevantes para o ensino de português como língua adicional, os quais discorrem sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre a oralidade e a escrita e pesquisas sobre princípios para o ensino de compreensão e produção oral, leitura e escrita, com vista a desenvolver a competência comunicativa oral e escrita dos estudantes. A partir desses aportes, foram construídos dez princípios que versam sobre a seleção de temas, de gêneros do discurso, de usos da linguagem e modalidades, destacando habilidades e objetivos que podem nortear o ensino de português como língua adicional no contexto escolar guineense. A pesquisa contribui com subsídios para melhorias no ensino de língua portuguesa no país, tendo um posicionamento e propósitos que favorecem a reflexão crítica e o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos participantes.pt_BR
dc.description.abstractThe work focuses on teaching and learning Portuguese as an Additional Language in Guinea Bissau, a country located, according to Namone (2014), on the western coast of Africa. The study aims at developing teaching and learning principles, from the perspective of literacy practices through discursive genres, for primary and secondary schools in the country. The study is based on the Bakhtinian perspective of discursive genres (BAKHTIN, 2003; 2016) and New Literacy Studies (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). Theoretical contributions about aspects considered relevant to the teaching of Portuguese as Additional Language are presented, such as language use, speech genres, literacy, listening and speaking, relationships between oral and written language and research on principles for teaching listening, speaking, reading and writing, with the intention of developing students’ oral and written communicative competence. From these theoretical contributions, ten principles were constructed encompassing the selection of themes, genres, language uses and modalities, highlighting skills and objectives that can guide the work of teaching Portuguese as an Additional Language in the Guinean school context. This research contributes with subsidies for improvements in Portuguese language teaching in the country, having a positioning and purposes that favor critical reflection and the improvement of the proficiency of the participating students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectDiscursive Genresen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPrinciplesen
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPortuguese as an Additional Languageen
dc.titleSubsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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