Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorPazetto, Mauricio Marçal Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:39:42Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2215-8421pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278525pt_BR
dc.description.abstractEste texto objetiva apresentar uma síntese das ideias principais da epistemologia feminista crítica da ciência de Sandra Harding, com vistas a aproximar essas ideias da educação científica para a formação de cidadãos mais reflexivos, humanistas e refratários a qualquer tipo de discriminação. Algumas visões epistemológicas contemporâneas são trazidas para o diálogo, com o objetivo de incitar estudantes e profesores da educação básica a repensarem concepções estereotipadas de ciência, ainda vigentes na contemporaneidade. Diante da complexidade e da abrangência teórica da análise de Harding, fazemos um recorte baseado em uma de suas principais obras e em alguns artigos. Esperamos que os conceitos e estratos aqui discutidos possam suscitar debates a respeito do pensamento feminista e incentivar alguns professores e professoras a discutirem, em suas aulas de ciências, aspectos da epistemologia e da história da ciência, imprimindo diferentes olhares ao processo de evolução da ciência.pt_BR
dc.description.abstractEste texto tiene como objetivo presentar una síntesis de las ideas principales de la epistemología feminista crítica de la ciencia de Sandra Harding, con el propósito de acercar estas ideas a la educación científica para la formación de ciudadanos más reflexivos, humanistas y resistentes a cualquier forma de discriminación. Se traen a diálogo algunas visiones epistemológicas contemporáneas, con el fin de estimular a estudiantes y profesores de la educación básica a replantear concepciones estereotipadas de la ciencia que aún persisten en la actualidad. Dada la complejidad y alcance teórico del análisis de Harding, se realiza un recorte basado en una de sus obras principales y en una selección de artículos. Esperamos que los conceptos y estratos discutidos aquí puedan suscitar debates sobre el pensamiento feminista e incentivar a algunos profesores a discutir, en sus clases de Ciencias, aspectos de la Epistemología y la Historia de la Ciencia, aportando diferentes perspectivas al proceso de evolución de la ciencia.es
dc.description.abstractThis text aims to present a synthesis of the main ideas of Sandra Harding’s critical feminist epistemology of science, with the aim of integrating these ideas into science education for the development of more reflective, humanistic citizens resistant to any form of discrimination. Some contemporary epistemological views are brought into dialogue, with the goal of inspiring students and teachers in basic education to rethink stereotypical conceptions of science that still persist today. Given the complexity and theoretical scope of Harding’s analysis, we focus on one of her main works and some articles. We hope that the concepts and layers discussed here can stimulate debates about feminist thought and encourage some teachers to discuss aspects of epistemology and the history of science in their science classes, bringing different perspectives to the process of scientific evolution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVoces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación. Bogotá. Vol. 15, no. 1 (2024), p. 160-182pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemología feministaes
dc.subjectHarding, Sandra Gpt_BR
dc.subjectEpistemologia feministapt_BR
dc.subjectAndrocentrismo en la cienciaes
dc.subjectEnseñanza de las cienciases
dc.subjectAndrocentrismopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFeminist epistemologyen
dc.subjectAndrocentrism in scienceen
dc.subjectScience teachingen
dc.titlePor uma educação científica mais reflexiva e humanista : a contribuição da visão crítica da ciência de Sandra Hardingpt_BR
dc.title.alternativePara una educación científica más reflexiva y humanista : la contribución de la visión crítica de la ciencia de Sandra Hardinges
dc.title.alternativeFor a more reflexive and humanistic scientific education : the contribution of Sandra Harding’s critical view of scienceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200861pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples