Por uma educação científica mais reflexiva e humanista : a contribuição da visão crítica da ciência de Sandra Harding
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Pazetto, Mauricio Marçal Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T06:39:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2215-8421 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278525 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto objetiva apresentar uma síntese das ideias principais da epistemologia feminista crítica da ciência de Sandra Harding, com vistas a aproximar essas ideias da educação científica para a formação de cidadãos mais reflexivos, humanistas e refratários a qualquer tipo de discriminação. Algumas visões epistemológicas contemporâneas são trazidas para o diálogo, com o objetivo de incitar estudantes e profesores da educação básica a repensarem concepções estereotipadas de ciência, ainda vigentes na contemporaneidade. Diante da complexidade e da abrangência teórica da análise de Harding, fazemos um recorte baseado em uma de suas principais obras e em alguns artigos. Esperamos que os conceitos e estratos aqui discutidos possam suscitar debates a respeito do pensamento feminista e incentivar alguns professores e professoras a discutirem, em suas aulas de ciências, aspectos da epistemologia e da história da ciência, imprimindo diferentes olhares ao processo de evolução da ciência. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto tiene como objetivo presentar una síntesis de las ideas principales de la epistemología feminista crítica de la ciencia de Sandra Harding, con el propósito de acercar estas ideas a la educación científica para la formación de ciudadanos más reflexivos, humanistas y resistentes a cualquier forma de discriminación. Se traen a diálogo algunas visiones epistemológicas contemporáneas, con el fin de estimular a estudiantes y profesores de la educación básica a replantear concepciones estereotipadas de la ciencia que aún persisten en la actualidad. Dada la complejidad y alcance teórico del análisis de Harding, se realiza un recorte basado en una de sus obras principales y en una selección de artículos. Esperamos que los conceptos y estratos discutidos aquí puedan suscitar debates sobre el pensamiento feminista e incentivar a algunos profesores a discutir, en sus clases de Ciencias, aspectos de la Epistemología y la Historia de la Ciencia, aportando diferentes perspectivas al proceso de evolución de la ciencia. | es |
dc.description.abstract | This text aims to present a synthesis of the main ideas of Sandra Harding’s critical feminist epistemology of science, with the aim of integrating these ideas into science education for the development of more reflective, humanistic citizens resistant to any form of discrimination. Some contemporary epistemological views are brought into dialogue, with the goal of inspiring students and teachers in basic education to rethink stereotypical conceptions of science that still persist today. Given the complexity and theoretical scope of Harding’s analysis, we focus on one of her main works and some articles. We hope that the concepts and layers discussed here can stimulate debates about feminist thought and encourage some teachers to discuss aspects of epistemology and the history of science in their science classes, bringing different perspectives to the process of scientific evolution. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación. Bogotá. Vol. 15, no. 1 (2024), p. 160-182 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Epistemología feminista | es |
dc.subject | Harding, Sandra G | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia feminista | pt_BR |
dc.subject | Androcentrismo en la ciencia | es |
dc.subject | Enseñanza de las ciencias | es |
dc.subject | Androcentrismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Feminist epistemology | en |
dc.subject | Androcentrism in science | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.title | Por uma educação científica mais reflexiva e humanista : a contribuição da visão crítica da ciência de Sandra Harding | pt_BR |
dc.title.alternative | Para una educación científica más reflexiva y humanista : la contribución de la visión crítica de la ciencia de Sandra Harding | es |
dc.title.alternative | For a more reflexive and humanistic scientific education : the contribution of Sandra Harding’s critical view of science | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200861 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Exatas e da Terra (6108)