Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna : uma revisão de literatura
dc.contributor.author | Januário, Maria Derlandia de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoernig, André Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T06:39:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-9185 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278508 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é uma revisão de literatura que explora tópicos de Física Moderna (FM) no contexto do Ensino de Física, como parte de um estudo de doutoramento que tem como objetivo introduzir FM no Ensino Médio (EM) com uma visão histórica e epistemológica da Ciência, fazendo uso da argumentação científica. Dessa forma, este artigo buscou responder: Com base na literatura da área, quais são as principais temáticas da FM trabalhadas, com um olhar histórico e epistemológico? Que conceitos, estratégias e tendências aponta a literatura para serem explorados na Educação Básica? A análise qualitativarevelou que os artigos tratam de várias temáticas de FM, com uma linguagem robusta ao EM. A Teoria da Relatividade se destaca na pesquisa, embora não haja uma indicação conclusiva sobre qual aspecto da teoria deve ser abordado. Mas, por meio da análise deconteúdo foi possível identificar quatro categorias de como os conceitos da teoria são discutidos na área. Ainda que não se tenha chegado a uma estratégia definitiva para o ensino em sala de aula, a revisão fornece base e fundamentação para entendermos que trabalhar Relatividade no EM é uma via útil para propor uma abordagem interdisciplinar e histórica, e construir nos alunos habilidades e pensamento crítico, como também permite compreender algumas tecnologias presentes na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is a literature review that explores Modern Physics (MP) topics in the context of Physics Teaching, as part of a doctoral study that aims to introduce MP in Secondary Education (SE) with a historical and epistemological view of Science, makinguse of scientific argumentation. In this way, this article seeks to answer the following questions: Based on the literature in the area, what are the main themes of MP that have been worked on, from a historical and epistemological perspective? What concepts, strategies and trends does the literature suggest should be explored in primary education? The qualitative analysis revealed that the articles deal with various themes of MP, with a language that is robust to high school. The Theory of Relativity stands out in the research, although there is no conclusive indication as to which aspect of the theory should be addressed. However, through content analysis it was possible to identify four categories of how the theory's concepts are discussed in the area. Even though we haven't arrived at a definitive strategy for teaching in the classroom, the review provides a basis and foundation for us to understand that working with Relativity in high school is a useful way of proposing an interdisciplinary and historical approach, and building students' skills and critical thinking, as well as enabling them to understand some of the technologies present in contemporary times. | en |
dc.description.abstract | Este artículo es una revisión bibliográfica que explora temas de Física Moderna (FM) en el contexto de la Enseñanza de la Física, como parte de un estudio doctoral que pretende introducir la FM en la Educación Secundaria con una visión histórica y epistemológica de la Ciencia, haciendo uso de la argumentación científica. De este modo, este artículo pretende responder a las siguientes preguntas: A partir de la literatura en el área, ¿cuáles son los principales temas de la MF que se trabajan con una visión histórica y epistemológica? ¿Qué conceptos, estrategias y tendencias sugiere la literatura que deben ser explorados en la educación primaria? El análisis cualitativo reveló que los artículos abordan diversos temas de la MF, con un lenguaje robusto a la educación básica. La Teoría de la Relatividad se destaca en la investigación, aunque no hay indicación concluyente sobre qué aspecto de la teoría debe ser abordado. Sin embargo, al analizar el contenido, fue posible identificar cuatro categorías de cómo se discuten los conceptos de la teoría en el área. Aunque no hayamos llegado a una estrategia definitiva para la enseñanza en el aula, la revisión nos proporciona una base y fundamentos para entender que trabajar con la Relatividad en la enseñanza primaria es unaforma útil de proponer un abordaje interdisciplinario e histórico, y de desarrollar las habilidades y el pensamiento crítico. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 8 (2024), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Modern Physics | en |
dc.subject | Fisica moderna | pt_BR |
dc.subject | High School | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Theory of relativity | en |
dc.subject | Teoria da relatividade | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | es |
dc.subject | Educación secundaria | es |
dc.subject | Teoría de la Relatividad | es |
dc.title | Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature review and current trends in the teaching of modern Physics : | en |
dc.title.alternative | Tendencias actuales en la Enseñanza de la Física moderna : revisión bibliográfica | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200846 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Exatas e da Terra (6108)