Uma revisão de literatura da área de educação em ciências sobre o fenômeno cultural do misticismo quântico
dc.contributor.author | Pigozzo, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Nathan Willig | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T06:38:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5153 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278493 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo a ampliação do debate sobre o misticismo quântico. Para tanto, elaboramos uma revisão de literatura no escopo da área de Ensino. Realizamos discussões sobre definições existentes de misticismo quântico, sobre abordagens de pesquisas que lidam com o assunto, sobre posicionamentos relacionados à presença do tema em espaços formais de educação e pesquisa e sobre implicações do debate para a Educação em Ciências. Por fim, trazemos nossas considerações e conclusões sobre a investigação em que diagnosticamos que há várias definições do fenômeno coexistindo sem um consenso preciso, que há diversidade tanto nas abordagens teórico-metodológicas dos trabalhos quanto em seus posicionamentos sobre discutir o assunto em contextos educacionais ou acadêmicos e, por fim, que a maioria das pesquisas não apresentam claras implicações para a área de Educação em Ciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper has as its objective the amplification of the debate about quantum mysticism. To do so, we introduce a literature review within the Education research scope. We analyze the known definitions of quantum mysticism, the research approaches to deal with the subject, the different assertions related to the presence of the subject in educational spaces and the implications to Science Education research. At the end, we bring forth our considerations and conclusions in which we highlight that there are many definitions of the phenomenon coexisting without a strict consensus, that there is diversity in both the studies’ theorical-methodological approaches and their stances on the inclusion of discussions about the subject in educational or academic contexts and, finally, that most of the studies do not elaborate on clear implications to the Science Education field. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (maio 2022), p. 63-85 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Quantum mysticism | en |
dc.subject | Física quântica | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Quantum Physics | en |
dc.subject | Literature review | en |
dc.subject | Educacão em ciências | pt_BR |
dc.subject | Science education | en |
dc.title | Uma revisão de literatura da área de educação em ciências sobre o fenômeno cultural do misticismo quântico | pt_BR |
dc.title.alternative | A review of the science education literature on the cultural phenomenon of quantum mysticism | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200672 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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