Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorCalheiros, Vicente Cabrerapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-10T05:59:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27771pt_BR
dc.description.abstractConstruí para este trabalho um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa a educação física inserida na Escola Itinerante do MST, e toma como foco central a experiência docente/discente de um coletivo de estudantes da ESEF-UFRGS e professores formados pela mesma, no período entre 2008 e 2009, buscando estabelecer/compreender relações desta área do conhecimento com a Pedagogia do MST. Dessa forma, tenho como problema orientador da pesquisa a seguinte questão: Que contribuições a Pedagogia do MST pode fornecer à formação de professores de Educação Física, assim como a organização do seu trabalho pedagógico? A analise da prática docente/discente está concentrada sobre entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores que participaram deste grupo, assim como, com os responsáveis pelo Setor de Educação do MST-RS. A partir destes materiais coletados, terei os elementos necessários para, com o apoio de autores, estabelecer as relações entre educação e movimentos sociais populares, trazendo a análise para a Educação Física nesta relação.pt_BR
dc.description.abstractHe construído para este trabajo um estúdio de caso de carácter cualitativo, que analisa la educación física inserida em la Escuela Itinerante del MST, y tiene como central la experiencia docente/discente de un colectivo de estudiantes de la ESEF/UFRGS y profesores formados por la misma, en el período entre 2008 y 2009, buscando estabelecer/compernder relaciones de esa área del conocimiento como Pedagogia del MST. De esa forma, tengo como problema orientador de la investigación la siguiente cuestión: Que contribuiciones la Pedagogia del MST puede proporcionar para la formación de professores de Educación Física, así como la organización de su trabajo pedagógica? El análisis de la práctica docente/discente será hecho partiendo de entrevistas semiestructuradas com los estudiantes y profesores que han participado de ese grupo, así como, com los responsables por el Sector de Educación del MST-RS. A partir de estos materiales recolectados,voy a tener los componentes necessários para, com el suporte de autores, buscar construir las relaciones entre educación y movimentos sociales populares, trayendo el analisis para la Educación Física em esta relación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectPedagogia del MSTes
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.titleAs contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples