O crossfit kids como ferramenta de intervenção na educação física escolar : uma revisão narrativa
dc.contributor.advisor | Cardoso, Lisiane Torres e | pt_BR |
dc.contributor.author | Neiman, Márcio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T06:30:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277599 | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário mundial atual conta com aumento substancial de comorbidades na infância derivados do sedentarismo. Além disso, observamos que, no meio escolar, as crianças não têm demonstrado grande interesse pelas aulas regulares de Educação Física, fato que parece corroborar com o quadro atual. Assim, buscamos analisar, através de uma revisão narrativa de literatura, os efeitos e possibilidades do CrossFit Kids na Educação Física escolar, tendo em vista esta ser uma modalidade com aumento expressivo de praticantes no mundo inteiro e, além disso, que parece promover benefícios de ordem física e psicológica. Desta forma, foram realizadas buscas nas bases de dados MedLine, Portal de Teses e Dissertações CAPES, LILACS, SciElo e no buscador Google Acadêmico. Assim, dos 56 estudos pré-selecionados, 11 foram escolhidos para esta revisão. Nesta senda, segundo o que trazem os estudos, podemos concluir que a metodologia do CrossFit Kids é aplicável nas escolas de Educação Básica, bem como, promove melhora nas capacidades físicas dos escolares, como força, resistência, flexibilidade e agilidade, além de ter relevante impacto em questões sociais e psicológicas, como o aprimoramento de atributos como liderança, resiliência, foco, concentração, cooperação e parece ajudar no bem-estar geral e autoconfiança, além de refinar o controle da autoeficácia emocional, a partir de estímulos positivos e negativas. Ademais, cabe ressaltar que mais estudos voltados para a aplicação do CrossFit no contexto escolar devem ser realizados, uma vez que poucos trabalhos foram encontrados e, desta forma, não há um consenso acadêmico sobre os temas abordados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current global scenario presents a substantial increase in childhood comorbidities semming from sedentary behavior. Additionally, we observe that within the school environment, children have not shown significant interest in regular Physical Education classes, a fact that appears to align with the current situation. Thus, we aim to analyze, through a narrative literature review, the effects and possibilities of CrossFit Kids in school Physical Education, considering it is a modality with a significant rise in practitioners worldwide, which also seems to promote physical and psychological benefits. Accordingly, searches were conducted in databases such as MedLine, CAPES Thesis and Dissertation Portal, LILACS, SciELO, and Google Scholar. Out of the initially pre-selected 56 studies, 11 were chosen for this review. In this regard, based on the findings of the studies, we can conclude that the CrossFit Kids methodology is applicable in primary education schools and contributes to the enhancement of students' physical abilities, such as strength, endurance, flexibility, and agility. Furthermore, it has a noteworthy impact on social and psychological aspects, fostering attributes like leadership, resilience, focus, concentration, cooperation, and appears to contribute to overall well-being and self-confidence. Moreover, it helps refine emotional self-efficacy control through positive and negative stimuli. It's important to highlight that more studies focused on the implementation of CrossFit in the school context should be conducted, as only a few studies were found. Consequently, there is no academic consensus on the topic addressed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | CrossFit | en |
dc.subject | Treinamento físico | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.title | O crossfit kids como ferramenta de intervenção na educação física escolar : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ignácio, Mauro Castro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209567 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1262)