Modelagem matemática, acessibilidade e inclusão : potencialidades de uma prática no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Dathein, Júlia Campello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T06:30:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277589 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo identificar potencialidades de uma prática didática de Modelagem Matemática sobre acessibilidade e inclusão. A proposta foi desenvolvida em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada em Porto Alegre - RS. Os dados foram coletados, sobretudo, por meio de gravações de áudio das interações entre a professora e os estudantes e de materiais escritos produzidos pelos alunos a partir de pesquisas na internet e de atividades empíricas. A investigação teve caráter qualitativo, pois o intuito foi analisar as ações dos estudantes e da professora em um contexto específico. Foram analisados três trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, com os temas rampas de acessibilidade, Braille e autismo. Entre as potencialidades identificadas, podem ser citadas a motivação dos estudantes durante o desenvolvimento dos trabalhos - talvez por estes aproximarem o estudo da matemática de questões externas à disciplina -, o protagonismo exercido pelos estudantes para solucionar desafios e o espaço para debater sobre um problema da sociedade: a questão da falta de acessibilidade e da exclusão de pessoas com deficiência. Foram discutidas, também, dificuldades enfrentadas pela professora e pelos estudantes em uma primeira experiência em um ambiente de Modelagem, como a realização de intervenções que podem ter limitado a autonomia dos estudantes e situações em que os alunos buscaram respostas prontas para problemas. Além disso, foram apontadas possibilidades de modificações para práticas futuras, como dar mais importância para os momentos de preparação das apresentações dos trabalhos e incentivar uma maior colaboração entre os membros dos grupos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to identify the potentialities of a didactic practice of Mathematical Modeling on accessibility and inclusion. The proposal was developed in an eighth-grade class of elementary school in a state school located in Porto Alegre - RS. Data were mainly collected through audio recordings of interactions between the teacher and the students and written materials produced by the students from internet research and empirical activities. The investigation was qualitative in nature, as the intention was to analyze the actions of the students and the teacher in a specific context. Three works developed by the students were analyzed, focusing on the themes of accessibility ramps, Braille, and autism. Among the identified potentialities, it is worth mentioning the students' motivation during the development of the work - perhaps because they approached the study of mathematics from issues external to the discipline -, the protagonism exercised by the students to solve challenges, and the space to discuss a societal problem: the issue of lack of accessibility and the exclusion of people with disabilities. Difficulties faced by the teacher and students in a first experience in a Modeling environment were also discussed, such as interventions that may have limited the autonomy of the students and situations where students sought ready-made answers to problems. Additionally, possibilities for modifications for future practices were pointed out, such as giving more importance to the moments of preparation for the presentation of the works and encouraging greater collaboration among group members. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities | en |
dc.title | Modelagem matemática, acessibilidade e inclusão : potencialidades de uma prática no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208417 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)