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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorDathein, Júlia Campellopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:30:25Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277589pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo identificar potencialidades de uma prática didática de Modelagem Matemática sobre acessibilidade e inclusão. A proposta foi desenvolvida em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada em Porto Alegre - RS. Os dados foram coletados, sobretudo, por meio de gravações de áudio das interações entre a professora e os estudantes e de materiais escritos produzidos pelos alunos a partir de pesquisas na internet e de atividades empíricas. A investigação teve caráter qualitativo, pois o intuito foi analisar as ações dos estudantes e da professora em um contexto específico. Foram analisados três trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, com os temas rampas de acessibilidade, Braille e autismo. Entre as potencialidades identificadas, podem ser citadas a motivação dos estudantes durante o desenvolvimento dos trabalhos - talvez por estes aproximarem o estudo da matemática de questões externas à disciplina -, o protagonismo exercido pelos estudantes para solucionar desafios e o espaço para debater sobre um problema da sociedade: a questão da falta de acessibilidade e da exclusão de pessoas com deficiência. Foram discutidas, também, dificuldades enfrentadas pela professora e pelos estudantes em uma primeira experiência em um ambiente de Modelagem, como a realização de intervenções que podem ter limitado a autonomia dos estudantes e situações em que os alunos buscaram respostas prontas para problemas. Além disso, foram apontadas possibilidades de modificações para práticas futuras, como dar mais importância para os momentos de preparação das apresentações dos trabalhos e incentivar uma maior colaboração entre os membros dos grupos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to identify the potentialities of a didactic practice of Mathematical Modeling on accessibility and inclusion. The proposal was developed in an eighth-grade class of elementary school in a state school located in Porto Alegre - RS. Data were mainly collected through audio recordings of interactions between the teacher and the students and written materials produced by the students from internet research and empirical activities. The investigation was qualitative in nature, as the intention was to analyze the actions of the students and the teacher in a specific context. Three works developed by the students were analyzed, focusing on the themes of accessibility ramps, Braille, and autism. Among the identified potentialities, it is worth mentioning the students' motivation during the development of the work - perhaps because they approached the study of mathematics from issues external to the discipline -, the protagonism exercised by the students to solve challenges, and the space to discuss a societal problem: the issue of lack of accessibility and the exclusion of people with disabilities. Difficulties faced by the teacher and students in a first experience in a Modeling environment were also discussed, such as interventions that may have limited the autonomy of the students and situations where students sought ready-made answers to problems. Additionally, possibilities for modifications for future practices were pointed out, such as giving more importance to the moments of preparation for the presentation of the works and encouraging greater collaboration among group members.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.titleModelagem matemática, acessibilidade e inclusão : potencialidades de uma prática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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