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dc.contributor.advisorBaraviera, Alexandre Tavarespt_BR
dc.contributor.authorBenincá, Matheus Erpenpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:30:25Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277588pt_BR
dc.description.abstractA música e a matemática possuem uma relação milenar na busca por responder à questão fundamental dos intervalos consonantes, isto é, na tentativa de fundamentar cientificamente o fato de determinadas notas musicais soarem agradavelmente em conjunto. Se por um lado a matemática trouxe justificativas a essa questão, desde o experimento do monocórdio, passando por múltiplas interpretações ao longo da história, por outro tais explicações teriam pouco valor se desacompanhadas de percepções sonoras e musicais. Nesse sentido, entendemos que a construção de consonâncias – e das razões numéricas associadas a elas – propicia experiências sensoriais matemáticas. O presente trabalho busca realizar a transposição didática dessa construção para a sala de aula, em diferentes contextos históricos, com o objetivo de auxiliar na compreensão e na significação de conceitos matemáticos a alunos do ensino médio. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre relações entre matemática, música e educação. Após, uma prática interdisciplinar foi planejada e aplicada na Escola Técnica Liberato Salzano, na modalidade de um Curso de Extensão, e os resultados, reflexões e produções dos estudantes foram analisados e discutidos. O primeiro encontro foi contextualizado na Antiguidade Clássica, abordando a escola pitagórica e o experimento do monocórdio. O segundo encontro abordou a concepção moderna do som como fenômeno físico, a partir da mudança de perspectiva iniciada no Renascimento. As práticas contaram com momentos de percepção e reflexão, além de aulas teóricas e atividades práticas com o monocórdio – construído especificamente para esse trabalho – e outros instrumentos musicais. Dentre os conceitos matemáticos abordados, foi dado maior enfoque às operações com frações e à relação inversamente proporcional entre frequência sonora e comprimento de corda. Contudo, outros conteúdos foram explorados no desenvolvimento das atividades, como médias harmônicas e aritméticas, equações, expansões decimais, sequências e progressões. Com base na participação e nas produções dos estudantes, concluímos que a prática proposta pode contribuir com a compreensão e significação de conceitos matemáticos, embora novas experiências didáticas em outros contextos possam ser realizadas, objetivando conclusões mais abrangentes. Por fim, salientamos a importância de destacar as múltiplas interpretações acerca das consonâncias desenvolvidas ao longo da história: nesse sentido, este trabalho apresenta apenas uma pequena visão de um campo de estudo repleto de possibilidades docentes acerca da construção plural e coletiva por trás relações matemáticas presentes nos intervalos consonantes.pt_BR
dc.description.abstractResumo não disponível.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleConstruindo consonâncias : uma prática interdisciplinar entre matemática e música no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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