Dançando entre desafios e estratégias pedagógicas : os investimentos de professoras de Educação Física ao tematizarem a dança nas escolas
dc.contributor.advisor | Silva, André Luiz dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Franciele Carvalho da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T06:29:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277575 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da minha relação com a dança e da minha trajetória na educação física, busquei, por meio desta pesquisa, discutir as estratégias que os professores de educação física utilizam para abordar a dança em suas aulas. Além disso, procurei conhecer os possíveis desafios enfrentados pelas professoras ao desenvolverem esse tema e entender de que forma eles lidam com esses obstáculos, especialmente aqueles relacionados às questões de gênero. Para tanto, adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa,e como forma de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi estruturadas. As entrevistas foram realizadas através da plataforma Zoom com professoras de Educação Física atuantes em escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana, que incluem a dança como conteúdo pedagógico em suas aulas. Através da revisão da literatura e dos resultados mostrados nas categorias, conclui-se que há muitos argumentos positivos para a abordagem da dança na educação física. No entanto, ainda não há condições para a dança se tornar presente na escola e nas aulas de Educação Física, devido a barreiras como o preconceito em relação ao corpo que dança, associado ao gênero, a falta de domínio e interesse dos professores de Educação Física sobre o conteúdo e o olhar negligenciado sobre a dança como um conteúdo pedagógico. Essas barreiras tornam o desenvolvimento da dança na Educação Física um desafio complexo, exigindo investimentos significativos. Por fim, entende-se que a dança ainda precisa percorrer um longo caminho de investimentos pedagógicos para ocupar um espaço adequado na Educação Física. Esses investimentos estão relacionados tanto à formação adequada dos professores em relação ao conteúdo de dança e às estratégias pedagógicas, como também na tentativa de fazer a escola enxergar a dança como uma prática pedagógica enriquecedora, sem estereótipos e rotulações de corpo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Drawing upon my personal relationship with dance and my experience in the field of physical education, this research aims to discuss the strategies employed by physical education teachers when incorporating dance into their curriculum. Additionally, I aimed to uncover the potential challenges these educators encounter while teaching this subject and to gain insights into how they navigate these obstacles, particularly concerning gender issues. Therefore, a qualitative methodology perspective was employed, utilizing semi-structured interviews as the primary method of data collection. These interviews were conducted via the Zoom platform with physical education teachers from public schools in Porto Alegre and Metropolitan Region, specially those who include dance as pedagogical content in their classes. Through a review of the literature and analysis of the gathered data, it was possible to conclude that there are numerous benefits associated with incorporating dance into the physical education curriculum. However, certain barriers hinder the inclusion of dance, such as preconceived notions about the dancing body based on gender identities, limited interest among physical education teachers regarding this subject, and an overlooked perspective on dance as a pedagogical content. These barriers complicate the integration of dance as a physical education activity, demanding substantial investments. Ultimately, it becomes evident that a significant journey lies ahead for dance in the field of physical education, with pedagogical investments serving as a way to occupy a proper place. These investments are related both to the proper training of teachers regarding dance content and pedagogical strategies, as well as to the attempt to make the school see dance as an enriching pedagogical practice, without body stereotypes and labeling. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical strategies | en |
dc.title | Dançando entre desafios e estratégias pedagógicas : os investimentos de professoras de Educação Física ao tematizarem a dança nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209452 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1262)